As obras da ZPE foram concluídas pelo governo do Estado em dezembro do ano passado, com investimento de R$ 16 milhões. Foto: Secom
Região Centro-Oeste
Alfandegamento da ZPE de Cáceres pode sair neste mês
Local passou por vistoria da comissão da Receita Federal no último dia 16
O alfandegamento da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres (MT) pode ser concluído ainda em fevereiro, de acordo com a prefeitura da cidade. No último dia 16, o local foi vistoriado pela comissão de Alfandegamento da Receita Federal, última etapa antes do funcionamento da área.
Depois, caberá ao Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), em Brasília, liberar os processos das empresas que se instalarão no local e terão acesso a regimes tributário, cambial e administrativo diferenciados.
As obras da ZPE foram concluídas pelo governo do Estado em dezembro do ano passado, com investimento de R$ 16 milhões.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, disse que a expectativa é que o Estado tenha cumprido todas as exigências necessárias para o funcionamento da ZPE. “Estamos otimistas. Fizemos tudo dentro das normas, discutindo cada detalhe do projeto com todos os órgãos de controle”, explicou.
Segundo ele, quatro empresas já deram entrada nos processos para se instalarem na ZPE de Cáceres. Haveria também, interesse de companhias chinesas em atuarem no local.
Além do secretário, a vistoria foi acompanhada pela prefeita da cidade, Eliene Liberato, e pelos senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes.
Quando entrar em operação, a ZPE de Cáceres deverá impulsionar o setor industrial de Mato Grosso e, ao ter conexão com a hidrovia do rio Paraguai, pode atrair investimentos privados e alavancar a infraestrutura logística mato-grossense.
A Zona de Processamento de Cáceres é a terceira do Brasil e tem uma área de aproximadamente 240 hectares. O projeto foi dividido em cinco módulos, que são os lugares onde as empresas vão se instalar, mais a área administrativa.