sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Com a autorização assinada, as obras da primeira fase do Aeroporto de Guarujá podem ser iniciadas. A expectativa é que os serviços comecem na primeira quinzena de março (Foto: Prefeitura de Guarujá)

Região Sudeste

Aeroporto de Guarujá espera receber primeiros voos ainda este ano

Atualizado em: 28 de fevereiro de 2024 às 10:09
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Prefeitura assinou ordem de serviço que permitirá início das obras da primeira fase do terminal

A Prefeitura de Guarujá assinou na terça-feira (27) a ordem de serviço para o início das obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano, localizado na Base Aérea de Santos, no litoral paulista. Com a autorização para começo das intervenções na base militar, a expectativa é que pousos e decolagens comecem no final deste ano.

Na última semana, o prefeito Válter Suman (PSDB) cumpriu agenda em Brasília para debater o tema e agilizar o processo para formalizar a ordem de serviço.

Na ocasião, o município obteve a assinatura de portaria conjunta do Comando da Aeronáutica (Comaer) e Secretaria Nacional de Aviação Civil. De acordo com a Prefeitura, o documento determina as diretrizes do zoneamento, segregando as atividades civis e militares.

Com a autorização assinada, as obras da primeira fase já podem ser iniciadas. A expectativa é que os serviços comecem ainda na primeira quinzena de março.
As obras contemplam a reforma e adequação da pista de pouso e decolagem. Estão incluídas, também, intervenções nas pistas de táxi A, B e C; faixa de pista e sistema de drenagem e, ainda, implantação de cerca operacional; barreiras de proteção de fauna.

A empresa Terracom Construções LTDA foi a vencedora do processo licitatório promovido pela Prefeitura no ano passado, sendo homologada em dezembro. A empresa realizará as intervenções necessárias, orçadas em R$ 19 milhões, investimento do Governo Federal. No local das obras, serão iniciados serviços preliminares, projetos executivos e o canteiro de obras.

Após a conclusão dos trabalhos, encerra-se a primeira fase. Na sequência, começará a implantação do terminal de passageiros, o que permitirá pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros (jatinhos turboélices).

A Prefeitura de Guarujá e a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) projetam voos diários para diversas localidades que serão definidas na oportunidade dos estudos.

Entre alguns destinos previstos estão Curitiba, Rio de Janeiro e Campinas. Companhias aéreas como a GOL e a Azul já demonstraram interesse em operar voos no futuro terminal.

Visita às obras

Conforme revelado pela Prefeitura, com a formalização da ordem de serviço, está previsto uma visita do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, no local onde haverá as futuras instalações do aeroporto. A data ainda será definida entre Ministério e Prefeitura.

Em publicação nas redes sociais, ao lado do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), Costa Filho celebrou o contrato para a ordem de serviço.

Compartilhe:
TAGS Aeroporto de Guarujá obras ordem de serviço SP