quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
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Opinião

Editorial

Impulso ferroviário

O leilão do projeto do Trem Intercidades Eixo Norte em São Paulo marca um momento emblemático e inovador no setor ferroviário do Brasil. Ao fazer a concessão do primeiro trem de média velocidade do País, o governo de São Paulo não apenas avança na mobilidade, mas também sinaliza um ciclo de investimentos significativos em infraestrutura ferroviária para o transporte de passageiros.

A expansão do Trem Intercidades para outras regiões do estado, como Sorocaba, São José dos Campos e Santos, destaca a visão estratégica do governo estadual. A proposta de um novo trajeto para Sorocaba, já em fase avançada de estudos, representa um passo adiante na integração regional e na conectividade ferroviária.

A proposta mais desafiadora de ligar São Paulo à Baixada Santista revela o empenho em superar barreiras geográficas, como a Serra do Mar. A busca por alternativas que viabilizem essa conexão ferroviária para passageiros é uma resposta ambiciosa às demandas de mobilidade na região.

O resultado do leilão e o interesse do setor privado destacam a atratividade das concessões ferroviárias. A intenção de incentivar outros governos estaduais a seguir o exemplo de São Paulo, promovendo investimentos e desenvolvendo projetos próprios, é uma iniciativa que pode catalisar o avanço do transporte ferroviário em todo o País.

Os benefícios potenciais dessa expansão vão além da mobilidade, incluindo a redução da dependência do transporte rodoviário, alívio da pressão sobre as rodovias, impacto ambiental reduzido e estímulo econômico nas regiões conectadas. Nesse contexto, investir no transporte ferroviário emerge como uma estratégia crucial para impulsionar o desenvolvimento sustentável e eficiente do País.

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