sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

HUB

Haddad comemora alta do PIB

Atualizado em: 2 de março de 2024 às 7:59
Leopoldo Figueiredo Enviar e-mail para o Autor

PIB 1
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comemorou nesta sexta-feira, dia 1º, o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. “O PIB veio bem acima do que esperávamos. Esperávamos superior a 2% no começo do ano passado e quase chegamos a 3% de crescimento”, afirmou à imprensa em São Paulo. “Fechar em 2,9% é bastante positivo para o Brasil”, acrescentou. Os dados do PIB foram divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com uma alta de 2,9% em 2023, chegando a R$ 10,9 trilhões. No ano anterior, a taxa de crescimento havia sido 3%.

PIB 2
O aumento do PIB foi impulsionado pela alta recorde de 15,1% do setor agropecuário, o maior avanço desde o início da série histórica da pesquisa, em 1995, e pelo desempenho dos setores da indústria (1,6%) e de serviços (2,4%). “No ano passado, não foi o investimento que puxou o crescimento. Foi o setor agrícola, o consumo das famílias, o consumo do governo e as exportações. Mas o investimento foi a variável que menos acompanhou essa evolução. E agora nós queremos criar um ambiente necessário para que o empresário invista, porque é esse investimento que melhora as condições da economia”, explicou Haddad.

PIB 3
De acordo com o ministro da Fazenda, a expectativa do governo é que, neste ano, o crescimento fique em 2,2%. “Estamos sendo comedidos nas nossas projeções”, observou. “Se a inflação continuar comportada, a política monetária for se ajustando e, com mais o esforço que (o Ministério da) Fazenda tem feito com o Congresso, eu acredito que – a partir do segundo ou terceiro trimestre deste ano – as coisas comecem a melhorar bem. E de maneira estrutural”, destacou.

Compartilhe:
TAGS