quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
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Opinião

Editorial

Pacto pela sustentabilidade portuária

A criação da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos, ocorrida nessa quarta-feira, dia 7, representa um passo significativo em direção a um setor portuário mais sustentável e alinhado com metas ambientais globais. O evento, que oficializou a adesão de autoridades portuárias, terminais privados e diversas entidades do setor à iniciativa, aconteceu durante a Intermodal South America 2024, maior feira de logística e transportes da América do Sul.

A iniciativa, impulsionada pelo Porto do Itaqui, em parceria com o Porto de Valência, na Espanha, demonstra uma visão coletiva para enfrentar os desafios da descarbonização. Agradecimentos foram feitos aos signatários que, ao aderirem à aliança, mostram um comprometimento conjunto com a causa ambiental. A expectativa é colocar o Brasil na vanguarda da descarbonização portuária global.

O compromisso de diversos portos brasileiros, terminais privados e associações é um sinal positivo de que o setor está ciente da necessidade de ações concretas para enfrentar as mudanças climáticas. A assinatura do documento pelos representantes dos signatários é simbólica e deve ser seguida por esforços práticos.

A inclusão de entidades e empresas como Portos do Paraná, Porto do Açu, Porto Sudeste, Suape, Portos RS, Santos Brasil, CLI, Consórcio Tegram, Bunker One, ZCarbon Soluções em Descarbonização e PortGreen Consultoria, entre outros, indica uma participação abrangente na aliança. O apoio institucional de entidades como a Fundaciòn ValenciaPort (Espanha), a Secretaria Nacional de Portos e Transporte Aquaviário, a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), a Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph) e a Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), reforça a importância e a abrangência da iniciativa.

É vital que a aliança não seja apenas um gesto simbólico, mas sim um catalisador para ações concretas. O programa que já envolve 37 empresas, visando consolidar e nivelar o conhecimento sobre descarbonização, é um exemplo positivo. Contudo, é necessário que tais programas resultem em medidas efetivas para reduzir as emissões de carbono nos portos brasileiros.

O Brasil, com sua extensa costa e movimentado sistema portuário, tem o potencial de liderar iniciativas de descarbonização na América Latina. Portanto, a Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos deve ser acompanhada de metas claras, implementação eficiente e monitoramento contínuo para garantir resultados positivos na trajetória da sustentabilidade portuária.

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