sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Servidores do Ibama analisaram a carga e verificaram que ela não possuía licença ambiental válida para exportação. Divulgação/Receita Federal

Porto do Pecém

Receita Federal impede exportação ilegal de 51 mil kg de madeira nativa 

Atualizado em: 13 de março de 2024 às 15:25
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Carga veio do Pará e seria embarcada aos Estados Unidos via Porto do Pecém

A Receita Federal conduziu uma operação de fiscalização, na manhã desta quarta-feira (13), no Porto do Pecém (CE), e conseguiu impedir a exportação ilegal de 51 kg de madeira nativa. A carga estava documentada como madeira exótica, mas levantou suspeitas por ser da espécie Ipê Nativo.

Em seguida, os agentes acionaram os servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para avaliar a carga e, após análise, foi constatado que a madeira não possuía licença ou permissão ambiental válida para exportação – evidenciando a origem ilegal.

A carga tinha vindo do Pará e seria enviada aos Estados Unidos, mas foi apreendida e o Ibama, responsável pela aplicação das medidas legais cabíveis, assumirá o caso.

Em dezembro de 2023, a Receita já havia frustrado uma tentativa semelhante de exportação ilegal, envolvendo 25.000 kg de madeira da mesma espécie, origem e destino.

Compartilhe:
TAGS