A ampliação do cais aumenta a capacidade operacional do T-Mult para atender operações de coque e carvão, e também abre espaço para novas cargas relacionadas ao agronegócio (Foto: Divulgação)
Região Sudeste
Porto do Açu inicia obras no cais e dragagem para expansão
Investimentos previstos para esta etapa de ampliação da área supera os R$ 100 milhões
O Porto do Açu, no Rio de Janeiro, deu início neste mês de março às obras para a expansão do cais e à dragagem para a implementação de um segundo berço de atracação para o Terminal Multicargas (T-Mult). De acordo com a Autoridade Portuária, a conclusão dessa fase de expansão do terminal, que está prevista para o segundo semestre de 2024, vai permitir a operação de dois navios de grande porte simultaneamente no Porto do Açu.
De acordo com a Autoridade Portuária, o cais operacional passará de 340 metros para 500 metros. A obra de dragagem, que teve início em fevereiro, garantirá que a totalidade do cais operacional tenha a mesma profundidade de calado, que é de 13,1 metros.
Com isso, a capacidade de movimentação do terminal, já num primeiro momento, aumentará para 2,7 milhões de toneladas ao ano.
“Considerando também a expansão da área de armazenagem, poderemos duplicar essa capacidade de movimentação ao longo dos próximos anos, chegando até 5 milhões de toneladas, que é o que uma operação simultânea de dois navios possibilita”, comentou João Braz, diretor Comercial e de Industrialização do Porto do Açu.
O investimento na etapa em andamento de ampliação do cais e de dragagem supera os R$ 100 milhões. Contudo, o projeto completo de expansão, que engloba pátios de armazenagem, galpões, infraestrutura para estocagem e novos equipamentos, poderá somar R$ 300 milhões ao longo de três anos. Serão 200 mil metros quadrados de área total de armazenagem.
Estamos investindo para garantir o nível de serviço que oferecemos aos nossos clientes. O T-Mult tem demonstrado eficiência para trazer mais carga”, comentou o executivo.
Segundo Braz, a capacidade de expansão do T-Mult o diferencia dos demais terminais portuários brasileiros.
“No Brasil não há terminais instalados fora dos centros urbanos, sem congestionamento nos acessos terrestres e marítimos e, ainda, com a capacidade de expandir o tamanho como temos no Açu”, analisou.
A ampliação do cais aumenta a capacidade operacional do terminal para atender as operações de coque e carvão, e também abre espaço para novas cargas relacionadas ao agronegócio, incluindo a movimentação de grãos e fertilizantes.
Além disso, a expansão do T-Mult prevê captar a demanda para escoar minerais raros, essenciais para a transição energética, como concentrado de lítio e cobre utilizados na fabricação de baterias para veículos elétricos.
Em 2023, o terminal movimentou 2,1 milhões de toneladas, o que representou incremento de 33% em relação ao mesmo período em 2022.