A Ocean Network Express (One) foi a primeira companhia a contratar o serviço de contêineres vazios oferecido pela Santos Brasil (crédito: Divulgação/Santos Brasil)
Região Norte
Santos Brasil lança serviço para contêineres vazios no Pará
Novo contrato com o armador One marca início das operações de logística integrada da Santos Brasil no Tecon Vila do Conde
A empresa de logística portuária Santos Brasil começou a oferecer um novo serviço no terminal Vila do Conde, em Barcarena, no Pará: o de transporte de contêineres vazios para depots externos.
A Ocean Network Express (One) foi a primeira companhia a se beneficiar da nova operação de logística integrada, ao fechar um contrato que prevê até 250 viagens por mês. A viagem inaugural aconteceu na última terça-feira (19).
Agora, a Santos Brasil é provedora não somente dos serviços de infraestrutura portuária como também de logística do armador, que tem sede em Singapura e trabalha com a companhia brasileira desde 2008. O Vila do Conde é o único terminal que opera contêineres no porto paraense.
Para Danilo Ramos, diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, o novo contrato é um marco, pois amplia o leque de serviços prestados pela companhia no Pará, estado que agora também passa a contar com a expertise da Santos Brasil em logística integrada, a exemplo do que já acontece no Tecon Santos (SP).
“A nossa experiência agrega segurança ao fluxo de mercadorias em contêineres destinadas ao comércio exterior e à cabotagem para toda bacia Amazônica”, diz. De acordo com ele, o movimento reforça o crescimento da importância da região Norte no cenário logístico nacional e internacional.
O Tecon Vila do Conde recebeu entre 2018 e 2019 cerca de R$ 60 milhões de investimentos em obras civis e equipamentos de pátio e cais. Atualmente, conta com quatro gates de entrada, sendo dois automatizados e um de saída, além de pavimentação em todo o seu pátio de armazenamento.
Dispõe ainda de seis reach stackers, três empilhadeiras para vazios e três guindastes MHC sobre rodas que operam no cais para embarque e desembarque de mercadorias conteinerizadas ou cargas de projeto.
Nacionalmente, a Santos Brasil atua por meio de dez terminais estrategicamente localizados, sendo três de contêineres (Tecon Santos, Tecon Imbituba, em Santa Catarina, e Tecon Vila do Conde), um de veículos em Santos, três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém-arrematados em Itaqui, no Maranhão.
Tecon Vila do Conde
O Tecon Vila do Conde é um terminal fluvial de contêineres e cargas de projetos, posicionado no chamado Arco Norte. Essa região de grande importância logística fica acima da linha do Paralelo 16 e abrange terminais do Norte e Nordeste.
Além de possuir integração com hidrovias, o Tecon Vila do Conde está próximo às principais rotas marítimas e garante acesso a todos os continentes de maneira direta por meio de portos concentradores do Caribe.