Solenidade da transferência do antigo Terminal Pesqueiro ocorreu na última quinta-feira, 14 de março (Foto: Divulgação/PortosRio)
Região Sudeste
Autoridade Portuária do RJ vende terminal pesqueiro à Prefeitura de Niterói
Transferência do ativo visa revitalizar indústria pesqueira no município
A PortosRio, Autoridade Portuária do Rio de Janeiro, concluiu a venda do antigo Terminal Pesqueiro do Barreto para a Prefeitura de Niterói. A cerimônia de transferência da estrutura ocorreu na última quinta-feira, 14 de março.
Agora, a partir de uma Parceria Público-Privada (PPP), a área será transformada em um moderno entreposto, com a Administração Municipal e empresas privadas atuando juntas para modernizar a infraestrutura e fomentar serviços voltados à atividade pesqueira.
Com uma área total de 6.548 metros quadrados, o novo terminal seguirá modelos internacionais bem-sucedidos. Segundo a Autoridade Portuária, a venda do terminal foi um importante passo na revitalização da indústria pesqueira local.
“Essa transação possibilitará à Prefeitura concretizar um projeto há muito esperado: a criação de um terminal de pesca que atenda às necessidades da comunidade pesqueira e que impulsione a economia local. A Prefeitura também vai realizar a dragagem do Canal de São Lourenço, que inclui o Porto de Niterói e o aumento do calado vai abrir possibilidades para o Porto. É uma nova perspectiva para a economia da cidade e de todo o estado”, comentou Francisco Martins, diretor-presidente da PortosRio.
O Terminal Pesqueiro do Barreto foi inaugurado há 15 anos pelo Governo Federal, mas nunca chegou a funcionar.