Com 33 anos, Tito Lívio é o diretor-presidente mais jovem a assumir o cargo nas duas últimas décadas (crédito: Divulgação)
Portos
“Precisamos melhorar a perspectiva de crescimento do porto”
Afirmação é do novo presidente do Porto do Recife (PE), o advogado Tito Lívio de Moraes, que assumiu a gestão do complexo no último dia 20
O advogado Tito Lívio de Moraes, de 33 anos, é o novo presidente do Porto do Recife (PE). Ele assumiu a gestão do complexo no último dia 20, após a saída de José Lindoso, que comandou o ancoradouro por 13 meses.
Tito recebe um porto com calado novo, aprovado pelo Centro Hidrográfico da Marinha no último dia 14, e que já colhe crescimento operacional de 90,24%, registrado em junho. Isso porque a dragagem realizada recentemente possibilitou ao complexo o recebimento de navios mais carregados e, consequentemente, a ampliação da movimentação de cargas.
Em entrevista ao BE News, Tito falou sobre o que espera de seu mandato, principais objetivos e desafios que enfrentará — o primeiro deles, segundo o presidente, é melhorar a perspectiva de crescimento do complexo durante o segundo semestre, estimada em 30%. “Os números do porto vêm aumentando a cada dia, mas nós vamos trabalhar incansavelmente para captar recursos com a intenção de aprimorar a infraestrutura portuária, o que gera automaticamente um aumento operacional e mais eficiência no gerenciamento de cargas”, explica Tito.
O novo gestor que manter a saúde financeira do complexo público e investir em obras de melhorias estruturais, entre elas a instalação de defensas marítimas, cuja função é amortecer o impacto dos navios com a estrutura de atracação, além de pavimentar a área do cais. “Hoje, são obras prioritárias na infraestrutura do Porto do Recife”, diz.
Tito afirmou que quer executar ainda no segundo semestre as melhorias elencadas pelo ISPS Code (Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias) para manter o certificado internacional de segurança. “É importante para que a gente não deixe de receber navios estrangeiros, nem prejudique as operações de cabotagem”.
Em relação à temporada de cruzeiros, prevista para começar no fim de outubro, Moraes explicou que está em tratativas com o Governo do Estado e com a Prefeitura do Recife para conseguir atender algumas exigências feitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas não especificou quais. “A gente pretende que Recife esteja no cenário nacional da temporada de cruzeiros”, afirmou.
Por fim, Tito disse que sua missão é manter o ritmo do porto recifense, sua competitividade e eficiência.
Currículo
Com 33 anos, Tito Lívio é o diretor-presidente mais jovem a assumir o cargo nas duas últimas décadas. Ele é bacharel em Direito com mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais, além de ser especialista em Direito Eleitoral.
No currículo, carrega experiências em assessoria jurídica e controladoria interna na prefeitura do município de Macaparana e como secretário de governo na prefeitura de Timbaúba, ambas cidades de Pernambuco. Além disso, já atuou como membro do Conselho de Administração da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe) e na Assessoria da Presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).