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O custo no transporte de cargas disparou a partir da pandemia de Covid-19 e se agravou com a guerra na Ucrânia, o lockdown na China e a instabilidade econômica no Brasil (crédito: Divulgação/ACL Cargo)

Brasil Export

Santos Export vai debater desafios logísticos do transporte de carga

Atualizado em: 28 de julho de 2022 às 15:51
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

Dificuldade do setor em acompanhar a velocidade do aumento dos custos será debatido no evento, na próxima semana, nos dias 3 e 4 de agosto, em Guarujá (SP)

Os custos do transporte rodoviário de cargas vêm aumentando a uma velocidade que as empresas não conseguem acompanhar. Os desafios na logística serão debatidos no Santos Export, que será promovido pelo Brasil Export: Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária, nos próximos dias 3 e 4 de agosto, no Sofitel Guarujá Jequitimar, em Guarujá (SP).

O aumento do custo logístico no transporte de cargas disparou a partir da pandemia de Covid-19 e se agravou com a guerra na Ucrânia, o lockdown na China e a instabilidade econômica no Brasil, com a alta da inflação. O assessor técnico da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), Lauro Valdivia, afirmou que os preços estão tão elevados que o setor não está conseguindo repassar aos fretes.

“Os custos continuam subindo, o caminhão, os insumos, o pneu. O diesel deu uma trégua, mas não se sabe até quando. O barril está baixando e nós esperamos que o preço também comece a baixar”, afirmou. 

Valdivia esperava que houvesse uma baixa nos preços ou estabilidade a partir do início deste ano, mas veio a guerra na Ucrânia e os custos chegaram ao patamar mais alto. “Eu acredito que, agora, os preços tenderão a baixar ou estabilizar”, declarou o assessor técnico, acrescentando que estima a melhora do quadro para o setor ainda neste semestre. 

Valdivia também afirmou que entre todos os custos, o que as transportadoras conseguem administrar é a troca de frota. “Por exemplo, se a transportadora precisa trocar 10 caminhões, com os preços atuais, troca cinco. Agora, o diesel, o pneu, não tem jeito, precisa comprar. Sem isso não se consegue fazer o transporte”, salientou.    

Segundo ele, o custo, de um modo geral, nos últimos 12 meses, impactou o transporte em 32%, quase o triplo da inflação. “O preço do caminhão subiu quase 50% no período. O diesel, de janeiro de 2021 até agora, julho de 2022, subiu 103%, dobrou de valor. Os aumentos são muito altos e o transportador não está conseguindo repassar, na mesma velocidade do aumento do custo, para o frete. A maioria está no prejuízo”, apontou Valdivia.

O vice-presidente de Logística da Scania na América Latina, Adolpho Bastos, afirmou que a companhia também foi impactada pela alta global de preços, mas que encontrou formas de contornar as dificuldades.

“Aqui na Scania, a nosso favor, usamos a digitalização e a conectividade, e com as informações em tempo real pudemos otimizar fluxos e fortalecer os processos com os nossos fornecedores e parceiros. Trabalhamos fortemente com o intuito de minimizar os impactos na cadeia logística e evitar o quanto for possível reflexos nos negócios dos clientes”, salientou Bastos. 

“Buscamos alternativas e conseguimos mobilizar fornecedores, parceiros e colaboradores, além de contar com apoio de órgãos governamentais que atenderam alguns de nossos chamados e criaram, por exemplo, ferramentas de desembaraços de documentos para viabilizar as operações, importações e exportações”, explicou o vice-presidente de Logística da Scania. 

Bastos ressaltou ainda as políticas de sustentabilidade da companhia. “As operações logísticas da Scania são baseadas em alcançar o melhor equilíbrio entre sustentabilidade, qualidade e custo. Com o envolvimento de toda a cadeia e stakeholders do setor, acreditamos que será possível vislumbrar um ecossistema de transporte e logística mais sustentável”, disse.

Quanto aos modais de transporte, o executivo destacou que ainda há muito a ser aperfeiçoado na cadeia logística de comércio exterior. “Alguns temas ainda precisam ser aprimorados como a infraestrutura portuária, o volume de navios de cabotagem (que ainda é baixo para atender a demanda no Brasil) e o desenvolvimento do modal ferroviário para que não haja tanta dependência dos modais rodoviário e aéreo para o transporte de cargas”, avaliou Bastos. 

Quanto à normalização de custos na cadeia logística, Bastos estimou: “Acredito que nos próximos meses, a partir de 2023, a situação estará mais estabilizada e a demanda e a oferta estarão mais equilibradas”.

 

Programação do Santos Export 2022

Dias 03 e 04 de agosto, Guarujá (SP)

Programação preliminar e sujeita a alterações

(exclusivo a conselheiros, autoridades e patrocinadores)

 

Dia 03 | Quarta-feira (período da manhã de atividade presencial exclusiva para os patrocinadores inscritos junto à produção do evento)

9h00 – Saída do Hotel Sofitel Jequitimar para o Iate Clube de Santos

10h00 – Embarque no Iate Clube para visita marítima ao Porto de Santos (lancha Fabiana)

12h30 às 14h30 – Almoço no Iate Clube

15h – Chegada ao hotel

17h30 – Início da transmissão online

18h00 – Cerimônia de Premiação do Porto Hack Santos

18h30 – Solenidade de Abertura

20h – Jantar no Cafe de La Musique em homenagem à Sammarco Advogados Associados, com oferecimento de vinhos pela Odjfell Terminals

 

Dia 04 | Quinta-feira

9h00 – Apresentação: Acessos terrestres ao Porto de Santos

– Felipe Queiroz, secretário nacional de Transportes Terrestres

9h30 – Painel 1: Desestatização do Porto de Santos

– Evolução do processo de desestatização junto ao Governo Federal 

– Regras do novo modelo de gestão

– Reação do mercado ao processo de desestatização

Palestrantes: 

– Mario Povia, secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários

– Eduardo Nery, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)

Debatedores convidados: 

– Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil

– Fabio Siccherino, diretor-presidente da DPW Santos

– Regis Prunzel, presidente do Sopesp

Moderador: 

Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do BE News

11h00 – Coffee break

11h30 – Painel 2: As necessidades e a visão dos representantes da carga para o Porto de Santos

– Estratégias de expansão e desenvolvimento de novos negócios

– Demandas de infraestrutura no Porto e em seu entorno

– A atuação dos órgãos anuentes

Debatedores convidados:

– Patricia Dutra Lascosque, superintendente institucional de Logística da Suzano

– Vitor Vinuesa, diretor de Logística da ADM na América do Sul

– Adolpho Bastos, vice-presidente de Logística da Scania na América Latina

– Edson Souki, gerente-geral da Odjfell Terminals/Granel Química

Moderador: 

Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do BE News

12h45 – Almoço no Sofitel Jequitimar oferecido pelo Porto de Santos

14h – Painel 3: Os acessos ao Porto de Santos e seus impactos para o crescimento dos próximos anos

– Os desafios dos acessos rodoviários

– As perspectivas do crescimento da movimentação ferroviária

– Os planos de expansão para o modal hidroviário e o aprofundamento do canal de 

navegação

Palestrante: 

– Fernando Biral, diretor-presidente da Santos Port Authority

Debatedores convidados: 

– Guilherme Penin, vice-presidente da Rumo Logística

– Rui Klein, diretor de Concessões Rodoviárias da Ecorodovias

– Bruno Tavares, presidente da Praticagem de São Paulo

– Silvana Alcântara, diretora de Regulatório e Institucional da VLI

– André Neiva, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan)

Moderador: 

Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do BE News

15h30 – Coffee-break

16h – Painel 4: O futuro do Porto de Santos

– Estratégias de expansão e desenvolvimento de novos negócios

– Crescimento sustentável e pacto porto-cidade

– Ações da iniciativa privada para o crescimento das operações

Apresentação:

Diretoria da Santos Port Authority

Debatedores convidados:

– Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP)

– Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra)

– Associação Comercial de Santos (ACS)

– Associação de Terminais Portuários Privados (ATP)

– Centro Nacional de Navegação Transatlântica (Centronave)

– Conapra – Praticagem do Brasil

– Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar)

– Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop)

– Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan)

– Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp)

Moderadores:

Ricardo Molitzas, presidente do Conselho do Santos Export

Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do BE News

18h – Leitura da Carta do Santos Export 2022 e cerimônia de encerramento

 

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