O custo no transporte de cargas disparou a partir da pandemia de Covid-19 e se agravou com a guerra na Ucrânia, o lockdown na China e a instabilidade econômica no Brasil (crédito: Divulgação/ACL Cargo)
Brasil Export
Santos Export vai debater desafios logísticos do transporte de carga
Dificuldade do setor em acompanhar a velocidade do aumento dos custos será debatido no evento, na próxima semana, nos dias 3 e 4 de agosto, em Guarujá (SP)
Os custos do transporte rodoviário de cargas vêm aumentando a uma velocidade que as empresas não conseguem acompanhar. Os desafios na logística serão debatidos no Santos Export, que será promovido pelo Brasil Export: Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária, nos próximos dias 3 e 4 de agosto, no Sofitel Guarujá Jequitimar, em Guarujá (SP).
O aumento do custo logístico no transporte de cargas disparou a partir da pandemia de Covid-19 e se agravou com a guerra na Ucrânia, o lockdown na China e a instabilidade econômica no Brasil, com a alta da inflação. O assessor técnico da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), Lauro Valdivia, afirmou que os preços estão tão elevados que o setor não está conseguindo repassar aos fretes.
“Os custos continuam subindo, o caminhão, os insumos, o pneu. O diesel deu uma trégua, mas não se sabe até quando. O barril está baixando e nós esperamos que o preço também comece a baixar”, afirmou.
Valdivia esperava que houvesse uma baixa nos preços ou estabilidade a partir do início deste ano, mas veio a guerra na Ucrânia e os custos chegaram ao patamar mais alto. “Eu acredito que, agora, os preços tenderão a baixar ou estabilizar”, declarou o assessor técnico, acrescentando que estima a melhora do quadro para o setor ainda neste semestre.
Valdivia também afirmou que entre todos os custos, o que as transportadoras conseguem administrar é a troca de frota. “Por exemplo, se a transportadora precisa trocar 10 caminhões, com os preços atuais, troca cinco. Agora, o diesel, o pneu, não tem jeito, precisa comprar. Sem isso não se consegue fazer o transporte”, salientou.
Segundo ele, o custo, de um modo geral, nos últimos 12 meses, impactou o transporte em 32%, quase o triplo da inflação. “O preço do caminhão subiu quase 50% no período. O diesel, de janeiro de 2021 até agora, julho de 2022, subiu 103%, dobrou de valor. Os aumentos são muito altos e o transportador não está conseguindo repassar, na mesma velocidade do aumento do custo, para o frete. A maioria está no prejuízo”, apontou Valdivia.
O vice-presidente de Logística da Scania na América Latina, Adolpho Bastos, afirmou que a companhia também foi impactada pela alta global de preços, mas que encontrou formas de contornar as dificuldades.
“Aqui na Scania, a nosso favor, usamos a digitalização e a conectividade, e com as informações em tempo real pudemos otimizar fluxos e fortalecer os processos com os nossos fornecedores e parceiros. Trabalhamos fortemente com o intuito de minimizar os impactos na cadeia logística e evitar o quanto for possível reflexos nos negócios dos clientes”, salientou Bastos.
“Buscamos alternativas e conseguimos mobilizar fornecedores, parceiros e colaboradores, além de contar com apoio de órgãos governamentais que atenderam alguns de nossos chamados e criaram, por exemplo, ferramentas de desembaraços de documentos para viabilizar as operações, importações e exportações”, explicou o vice-presidente de Logística da Scania.
Bastos ressaltou ainda as políticas de sustentabilidade da companhia. “As operações logísticas da Scania são baseadas em alcançar o melhor equilíbrio entre sustentabilidade, qualidade e custo. Com o envolvimento de toda a cadeia e stakeholders do setor, acreditamos que será possível vislumbrar um ecossistema de transporte e logística mais sustentável”, disse.
Quanto aos modais de transporte, o executivo destacou que ainda há muito a ser aperfeiçoado na cadeia logística de comércio exterior. “Alguns temas ainda precisam ser aprimorados como a infraestrutura portuária, o volume de navios de cabotagem (que ainda é baixo para atender a demanda no Brasil) e o desenvolvimento do modal ferroviário para que não haja tanta dependência dos modais rodoviário e aéreo para o transporte de cargas”, avaliou Bastos.
Quanto à normalização de custos na cadeia logística, Bastos estimou: “Acredito que nos próximos meses, a partir de 2023, a situação estará mais estabilizada e a demanda e a oferta estarão mais equilibradas”.
Programação do Santos Export 2022
Dias 03 e 04 de agosto, Guarujá (SP)
Programação preliminar e sujeita a alterações
(exclusivo a conselheiros, autoridades e patrocinadores)
Dia 03 | Quarta-feira (período da manhã de atividade presencial exclusiva para os patrocinadores inscritos junto à produção do evento)
9h00 – Saída do Hotel Sofitel Jequitimar para o Iate Clube de Santos
10h00 – Embarque no Iate Clube para visita marítima ao Porto de Santos (lancha Fabiana)
12h30 às 14h30 – Almoço no Iate Clube
15h – Chegada ao hotel
17h30 – Início da transmissão online
18h00 – Cerimônia de Premiação do Porto Hack Santos
18h30 – Solenidade de Abertura
20h – Jantar no Cafe de La Musique em homenagem à Sammarco Advogados Associados, com oferecimento de vinhos pela Odjfell Terminals
Dia 04 | Quinta-feira
9h00 – Apresentação: Acessos terrestres ao Porto de Santos
– Felipe Queiroz, secretário nacional de Transportes Terrestres
9h30 – Painel 1: Desestatização do Porto de Santos
– Evolução do processo de desestatização junto ao Governo Federal
– Regras do novo modelo de gestão
– Reação do mercado ao processo de desestatização
Palestrantes:
– Mario Povia, secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários
– Eduardo Nery, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)
Debatedores convidados:
– Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil
– Fabio Siccherino, diretor-presidente da DPW Santos
– Regis Prunzel, presidente do Sopesp
Moderador:
Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do BE News
11h00 – Coffee break
11h30 – Painel 2: As necessidades e a visão dos representantes da carga para o Porto de Santos
– Estratégias de expansão e desenvolvimento de novos negócios
– Demandas de infraestrutura no Porto e em seu entorno
– A atuação dos órgãos anuentes
Debatedores convidados:
– Patricia Dutra Lascosque, superintendente institucional de Logística da Suzano
– Vitor Vinuesa, diretor de Logística da ADM na América do Sul
– Adolpho Bastos, vice-presidente de Logística da Scania na América Latina
– Edson Souki, gerente-geral da Odjfell Terminals/Granel Química
Moderador:
Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do BE News
12h45 – Almoço no Sofitel Jequitimar oferecido pelo Porto de Santos
14h – Painel 3: Os acessos ao Porto de Santos e seus impactos para o crescimento dos próximos anos
– Os desafios dos acessos rodoviários
– As perspectivas do crescimento da movimentação ferroviária
– Os planos de expansão para o modal hidroviário e o aprofundamento do canal de
navegação
Palestrante:
– Fernando Biral, diretor-presidente da Santos Port Authority
Debatedores convidados:
– Guilherme Penin, vice-presidente da Rumo Logística
– Rui Klein, diretor de Concessões Rodoviárias da Ecorodovias
– Bruno Tavares, presidente da Praticagem de São Paulo
– Silvana Alcântara, diretora de Regulatório e Institucional da VLI
– André Neiva, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan)
Moderador:
Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do BE News
15h30 – Coffee-break
16h – Painel 4: O futuro do Porto de Santos
– Estratégias de expansão e desenvolvimento de novos negócios
– Crescimento sustentável e pacto porto-cidade
– Ações da iniciativa privada para o crescimento das operações
Apresentação:
Diretoria da Santos Port Authority
Debatedores convidados:
– Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP)
– Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra)
– Associação Comercial de Santos (ACS)
– Associação de Terminais Portuários Privados (ATP)
– Centro Nacional de Navegação Transatlântica (Centronave)
– Conapra – Praticagem do Brasil
– Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar)
– Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop)
– Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan)
– Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp)
Moderadores:
Ricardo Molitzas, presidente do Conselho do Santos Export
Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do BE News
18h – Leitura da Carta do Santos Export 2022 e cerimônia de encerramento