Navio no Porto de Santos (SP): complexos marítimos da Região Sudeste ficaram em 2º no ranking de escalas canceladas (crédito: Agência CNT de Notícias)
Nacional
Portos do Nordeste lideram em escalas canceladas
Dados são de grupo de trabalho da Antaq e foram divulgados na manhã desta quinta-feira, dia 28
Os portos organizados (públicos) da Região Nordeste tiveram o maior número de escalas canceladas durante o período de janeiro a julho deste ano, segundo levantamento da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) sobre navios de carga e os gargalos nas exportações.
De acordo com o estudo, anunciado na manhã de hoje, a Região Nordeste apresentou 143 de um total nacional de 316 omissões (cancelamentos) em terminais arrendados e cais públicos. Em seguida, veio a Região Sudeste com 101 e, depois, a Região Sul, com 72 faltas de escala.
A fonte dos números obtidos para as omissões de escala são os portos organizados e os terminais autorizados, cuja interface de entrada é o Sistema de Desempenho Portuário (SDP). Esse módulo do SDP continuará a captar dados sobre as omissões de escala em berços, uma vez que já está incorporado ao conjunto de dados desse sistema. O objetivo é ter uma nova ferramenta para as análises que, com o passar do tempo, formarão uma série de dados mais robustos.
Confira mais informações ainda hoje no portal BE News ou na edição de amanhã do jornal BE News.