A nova operação da Rumo é realizada com trens de 120 vagões entre Rondonópolis (MT) e o Porto de Santos (SP) (crédito: Divulgação/Rumo)
Região Centro-Oeste
Trem com 120 vagões amplia eficiência no transporte no Centro-Oeste
Alta é de 50% na capacidade de carga transportada em relação às composições com 80 vagões que circulavam antes
A nova operação da Rumo, realizada com trens de 120 vagões entre Rondonópolis (MT) e o Porto de Santos (SP), completou um ano recentemente e consolidou um aumento de 50% na capacidade de carga transportada em relação aos trens que circulavam anteriormente, com 80 vagões.
Planejada para aumentar a eficiência das operações no principal corredor do agronegócio brasileiro, cada composição transporta 11.500 toneladas por quilômetro útil (TKU), o que resultou em um volume mensal histórico no último mês de março, com mais de 5,5 bilhões de TKU movimentadas, volume equivalente a 3,9 milhões de toneladas úteis.
No ano passado foram movimentadas 64 bilhões de TKU, com 1.585 viagens de trens com 120 vagões. Se essas operações tivessem sido feitas por trens de 80 vagões, seriam necessárias 792 viagens a mais, totalizando 2.377 viagens.
A marca traz benefícios como o aumento do desenvolvimento regional, escoamento do agronegócio por trens e conexão entre longas distâncias.
“É uma operação que já trouxe ganhos operacionais expressivos, e a expectativa é ainda maior para 2022 e para os próximos anos”, diz Thiago Alvarenga, gerente executivo de planejamento da Rumo.
Cada composição é movimentada por apenas quatro locomotivas, operadas com diversas tecnologias embarcadas de condução semiautônoma, que permitem um ciclo mais eficiente para atender as principais regiões produtoras do País.
Atualmente, a Rumo está embarcando em média 6,5 trens por dia em direção ao Porto de Santos, dos quais cinco saem do principal terminal de grãos da América Latina, em Rondonópolis, volume que representa mais de 74 mil toneladas por dia. Em um dos seus dias mais demandados da operação foram embarcados 11 trens, sendo sete saindo de Rondonópolis, o que corresponde a uma movimentação de 126,5 mil toneladas em apenas um único dia.
“A cada 10 mil toneladas transportadas pela ferrovia, no comparativo com as rodovias, é possível evitar a emissão de aproximadamente 1.500 toneladas de CO², uma compensação equivalente ao plantio de mais de 10 mil árvores na Mata Atlântica”, afirma Alvarenga.