sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A finalidade do novo porto seco é proporcionar uma área de transbordo de carga, agilizando os processos alfandegários tanto para exportação quanto para importação, apoiando as operações da Transnordestina. Foto: Governo do Ceará

Região Nordeste

Novo porto seco pode ser instalado em município cearense

17 de abril de 2024 às 17:41
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Quixeramobim, situado no Sertão Central cearense, pode receber um porto seco, de acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Afrânio Feitosa.  Segundo ele, o ativo planejado está ligado à Ferrovia Transnordestina, uma vez que o modal passa pela cidade.

O secretário explicou em entrevista à imprensa local que o projeto foi iniciado após quatro anos de negociações, sendo Quixeramobim o único município a demonstrar interesse na instalação do porto seco dentre as opções apresentadas pelo Governo do Estado do Ceará, onde constavam também as cidades de Iguatu e Missão Velha.
A finalidade do novo porto seco é proporcionar uma área de transbordo de carga, agilizando os processos alfandegários tanto para exportação quanto para importação, apoiando as operações da Transnordestina.
As informações iniciais indicam que a área alfandegada de Quixeramobim será desenvolvida pela Value Global Group, empresa com presença nos Estados Unidos, China e Brasil. O investimento será privado e o município contribuirá com a concessão do terreno – uma área de 150 hectares.
O projeto inclui diversas infraestruturas de suporte, como postos de combustíveis, restaurantes, heliponto, além da integração com órgãos como a Receita Federal, Polícia Federal e IBAMA, porém detalhes referentes aos recursos necessários para a obra e os prazos ainda não foram revelados.
Compartilhe:
TAGS