domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Equipes participantes da competição terão 35 horas para apresentar soluções aos dois desafios que serão propostos (crédito: Divulgação/Abtra)

Região Sudeste

Porto Hack Santos começa hoje

Atualizado em: 30 de julho de 2022 às 7:35
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

Segunda edição da maratona tecnológica será realizada hoje e amanhã, no Terminal Marítimo de Passageiros (Concais), em Outeirinhos, no Porto de Santos (SP)

Dez times competem a partir de hoje no 2º Porto Hack Santos, o hackathon, no Terminal Marítimo de Passageiros (Concais), em Outeirinhos, no Porto de Santos (SP). A maratona de inovação e tecnologia é promovida pela Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra). O objetivo, além de propor soluções para melhorar os processos logísticos e de comércio exterior, é aproximar a comunidade local do maior complexo portuário da América Latina.

“Além de representar os interesses comuns de seus terminais e recintos alfandegados associados, a Abtra tem por vocação estimular a inovação tecnológica e o desenvolvimento de soluções comunitárias no setor logístico-portuário. Até por conta da sua expertise na criação e manutenção de sistemas de comunidade portuária, em colaboração com os órgãos públicos responsáveis pelo controle e liberação das cargas de comércio exterior, sobretudo no Porto de Santos”, afirmou o diretor-executivo da Abtra, Angelino Caputo. “Nessa medida, temos especial preocupação em aproximar a comunidade de inovação à comunidade portuária e, certamente, num evento como o hackathon, talentos individuais acabam se apresentando”, reiterou.

Os competidores vão encarar dois desafios e terão 35 horas para apresentar as soluções. Um deles é desenvolver soluções integrando terminais portuários, recintos alfandegados, praticagem, rebocadores, autoridade portuária e outros atores envolvidos no processo de entrada e saída de navios para otimizar a performance de suas ofertas de serviços ao comércio exterior, a partir do projeto de port community system. O outro é prospectar novos modelos de negócio com base tecnológica para melhorar a jornada de sucesso do cliente até o Porto de Santos. Vale ressaltar que esse segundo desafio será disputado exclusivamente por times femininos, sob mentoria e julgamento de mulheres especialistas na área.

A associação é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária (port community systems). “Os sistemas mantidos pela Abtra no Porto de Santos há mais de 30 anos reconfiguraram o cenário e a dinâmica de movimentação de cargas, contribuindo para a redução do tempo necessário para o despacho aduaneiro. Eles são resultado de ações colaborativas que beneficiam tanto as empresas associadas no porto como também os demais intervenientes nesse processo, como os órgãos públicos fiscalizadores e os donos das cargas”, disse Caputo.

O diretor-executivo da Abtra disse que as soluções apresentadas no evento atraem a atenção de empresas de comércio exterior. “As soluções apresentadas no hackathon têm por objetivo encarar problemas apresentados pela comunidade portuária e, por isso, interessam às empresas do setor. A Abtra sem dúvida poderá fazer essa mediação”, afirmou Caputo.

Quanto à aproximação entre a população e a comunidade portuária, Caputo disse que “o Porto de Santos emprega cerca de 30 mil pessoas. Esse número é maior do que, por exemplo, o de trabalhadores dos setores de serviço e comércio da cidade de Santos. O porto pode perfeitamente conviver com as demais atividades municipais em uma relação ganha-ganha para todos.

O time vencedor será conhecido no final do evento, neste domingo, às 17 horas, no Terminal de Passageiros. O prêmio, de R$ 25 mil, será entregue durante a cerimônia de abertura do Fórum Regional Santos Export, no dia 3 de agosto, às 18 horas, no Sofitel Guarujá Jequitimar.

PROGRAMAÇÃO

30/7 (sábado)

  • 12h | Solenidade de Abertura – apresentação dos desafios para as equipes competidoras e demais participantes
  • 13h30 | Palestra – Conectividade Exponencial

Ludmilla Rossi – CEO do Juicyhub

  • 15h15 | Painel “Porto Hack Delas”

Presenças confirmadas: Flávia Takafashi, diretora da ANTAQ; Fernanda Machado, coordenadora-geral de gestão de portos da SNPTA/MINFRA; Jacqueline Wendpap, diretora-executiva do Instituto Praticagem do Brasil; Carolina Marchioli, VP e fundadora do hub Mulheres no Comex; Fabiana Nascimento, primeira operadora de portêiner do Porto de Santos – DPW Santos; e Daria Chestina, gerente de marketing no Terminal de Grãos MMW no porto de Mykolaiv

  • 17h | Painel “Um porto para todos”

Presenças confirmadas: Milena de Castro, gerente de comunicação da ABTRA; Raquel Kibrit, representante no Brasil da American Association of Port Authorities (AAPA); Gabriela Heckler, gerente jurídica da EMAP/Porto do Itaqui; Natalie Nanini, diretora de jornalismo e apresentadora do programa Bom dia Cidades e Porto & Negócios; Dunya Markiz, gerente de operações; e Marcelo Falcão, especialista em operação portuária de terminais.

31/7 (domingo)

  • 10h | Painel “Empregabilidade”

Presenças confirmadas: Elaine Póvoas, diretora de marketing e alianças na inventCloud; Jhenyffer Coutinho, CEO na Se Candidate, Mulher!; Flávia Marcon, gerente de marketplace do Magazine Luiza; Evelyn Santo de Lima, gerente de planejamento de operações da Santos Brasil; Micheli Junco, CTO b2mamy; e Tatyane Luncah, educadora e mentora de empresas e CEO da agência Grupo Projeto Digital.

  • 11h45 | Painel “Transformação digital”

Presenças confirmadas: Angelino Caputo, diretor-executivo da ABTRA; Beatriz Rinn, CIO da Cisa Trading; Claudia Marquesani, CIO da PETZ; Juliana Rodrigues, gerente de TI da ABTRA; e Erika Faria, gerente de produto da Logcomex.

  • 14h30 | Painel “Inclusão sociodigital”

Presenças confirmadas: Marco Riveiros, fundador do Instituto AmiGU; Jessica Felix, desenvolvedora Javascript; Vanessa Keite de Souza, presidente da ONG Amigos da ZN e Líder de Comunidades; Celso Azevedo, COO – I2A2 – Institut d’Intelligence Artificielle Appliquée; Leonardo Delfino, CEO Criando Valor, Tecnologia & Inovação; e Antonio Celso, professor da Fatec São Paulo.

  • 17h | Final do Hackathon – apresentação dos pitchs (soluções tecnológicas) pelas dez equipes; avaliação do júri institucional e técnico; e anúncio dos vencedores
  • 19h | Encerramento

Detalhes da programação: https://www.portohacksantos.com.br/ e https://www.umportoparaofuturo.org.br/. Interessados em participar, devem se inscrever em: https://bit.ly/cadastrostaffportohack.

Compartilhe:
TAGS Abtra hackathon inovação PORTO DE SANTOS porto hack santos tecnologia