quinta-feira, 19 de dezembro de 2024
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Opinião

Editorial

Parceria essencial

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) firmaram um protocolo de cooperação para fiscalizar os acessos ao Porto de Santos. Essa parceria, oficializada nessa terça-feira, em um dos painéis do Santos Export 2024, em Santos (SP), é crucial diante das restrições e da necessidade urgente de investimentos nessas infraestruturas.

O acordo visa garantir a supervisão das obrigações da concessionária da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips). Com essa colaboração mútua, ambas as agências poderão acompanhar de perto os investimentos e as condições da malha ferroviária, contribuindo para a eficiência e a gestão dos acessos portuários.

A assinatura desse protocolo representa um compromisso conjunto com o aprimoramento da infraestrutura de transporte terrestre na região, alinhando-a com a evolução do Porto de Santos e dos terminais portuários.

A Fips, que assumiu a concessão da malha ferroviária do porto, tem metas ambiciosas de aumento da capacidade de transporte de cargas por via ferroviária. Com investimentos significativos e um contrato de longo prazo, é essencial que haja uma governança eficiente para garantir a efetividade das operações e o cumprimento das obrigações contratuais.

Os investimentos previstos, que ultrapassam R$ 1 bilhão e incluem a execução de 13 obras, são fundamentais para melhorar o fluxo de veículos na região portuária e aumentar a capacidade de movimentação de cargas. Essas obras, como a construção de viadutos e a melhoria da infraestrutura ferroviária, serão essenciais para impulsionar o desenvolvimento econômico da região e do país como um todo.

Portanto, a parceria entre a Antaq e a ANTT é um passo importante na direção certa para garantir que o Porto de Santos continue desempenhando um papel crucial no comércio internacional, enquanto atende às demandas crescentes e enfrenta os desafios da infraestrutura logística.

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