O Atlântico vai transportar para o Rio Grande do Sul duas estações móveis para tratamento de água, com capacidade de produzir um total de 20 mil litros de água potável por hora. Foto: Divulgação/Marinha do Brasil
Nacional
Marinha envia maior navio da esquadra ao RS para auxiliar ações
Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico sai do Rio de Janeiro e segue até Rio Grande
A Marinha do Brasil informou que o maior navio de guerra da esquadra brasileira e da América Latina vai se deslocar até o Rio Grande do Sul para auxiliar no atendimento e resgate de vítimas causadas pelas fortes chuvas e alagamentos que castigaram a cidade na última semana. Trata-se do Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico (A-140), que sairá da Base Naval do Rio de Janeiro nesta quarta-feira, dia 8, com destino ao Porto do Rio Grande.
Conforme divulgou a Marinha, o Atlântico vai transportar para o Rio Grande do Sul duas estações móveis para tratamento de água, com capacidade de produzir um total de 20 mil litros de água potável por hora. Além disso, serão enviadas oito embarcações de médio e pequeno porte.
Vale lembrar que a corporação já enviou oito lanchas ao estado no dia 30 de abril, ampliando meios de transporte aquáticos para resgate da população ilhada em diversas partes do Rio Grande do Sul.
Também serão enviadas 40 viaturas e 200 militares para atuar na desobstrução das vias de acesso, além de equipes para atendimento médico, formado por médicos e enfermeiros. Além do Atlântico, a Marinha mobilizou o Navio Mearim e o Navio-Patrulha Oceânico Amazonas, equipado com três embarcações, que seguiram para o Rio Grande do Sul já na terça-feira (7). Já a Fragata Defensora transportará doações e suprimentos com partida prevista também para quarta-feira.
No ano passado, o Atlântico atuou também no resgate e atendimento de vítimas do temporal que atingiu o Litoral Norte de São Paulo, no mês de fevereiro. A embarcação transportou mantimentos e demais objetos e montou e utilizou a sua estrutura como um hospital de campanha.
Mais doações
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a aeronave KC-30 decolou da Base Aérea de Guarulhos nesta terça-feira, em direção a Base Aérea de Canoas, transportando fardos de água, cestas básicas, colchões, cobertores e medicamentos.
Todas as doações e contribuições ocorreram através da campanha Todos Unidos Pelo Sul.
A campanha da FAB teve início ainda no dia 3 de maio e convocou a comunidade para participar da ação, doando roupas, colchonetes, água potável e gêneros alimentícios não-perecíveis. Os pontos de coleta seguem ativos, sendo eles: a Base Aérea do Galeão (RJ), a Base Aérea de São Paulo e a Base Aérea de Brasília (DF), que centralizarão as doações, das 8h às 18h.