O Conselho Nacional do Brasil Export vai alinhar detalhes sobre a realização de fóruns como o Centro-Oeste Export, Nordeste Export, Mercosul Export e o próprio Brasil Export. Foto: Divulgação
Nacional
Conselho do Brasil Export se reúne com embaixadores de outros países
Estarão em pauta a integração do grupo com mercados internacionais, o calendário dos próximos fóruns e os impactos da cheia no RS
O Conselho Nacional do Grupo Brasil Export irá se reunir em Brasília (DF) nesta quarta-feira, dia 8, para discutir temas como a integração do Brasil Export com os mercados internacionais, o calendário dos próximos fóruns e os impactos dos temporais recentes no Rio Grande do Sul.
O evento contará com a participação das principais autoridades do setor logístico e de infraestrutura, bem como dos embaixadores do Uruguai, Guillermo Valles Galmes; do Paraguai, Juan Ángel Delgadillo; e representantes das embaixadas da Argentina, do Panamá e da Noruega.
Durante a reunião, serão discutidos detalhes sobre a programação do Centro-Oeste Export 2024, que acontecerá nos próximos dias 16 e 17, em Goiânia (GO). O fórum regional é de grande importância, considerando a relevância agropecuária da região, que abriga três dos sete estados com maior valor bruto de produção. A escassez de armazéns para estocagem de commodities e a necessidade de investimentos em ferrovias serão temas centrais nas deliberações.
Outro ponto em pauta será o alinhamento para o Nordeste Export 2024, evento que ocorrerá em Fortaleza, Ceará, com o intuito de abordar os desafios e oportunidades do setor de logística, infraestrutura e transportes na região nordestina. Com nove estados e uma população significativa, o Nordeste busca aprimorar sua malha terrestre de transportes para otimizar o fluxo de mercadorias e promover o desenvolvimento econômico. O papel do transporte ferroviário, incluindo a expansão das linhas existentes e a implementação de short lines, será discutido entre as autoridades, visto sua importância para a região.
Também será debatida a organização do Mercosul Export 2024, evento que será realizado pelo Grupo Brasil Export no Uruguai. A iniciativa demonstra o compromisso do grupo em fortalecer as relações comerciais dentro do bloco do Mercosul. A colaboração com diplomatas e líderes estrangeiros tem como objetivo ampliar as oportunidades de negócios e destacar o Brasil como um parceiro comercial confiável e relevante na região da América do Sul.
Em resposta aos recentes temporais que assolaram o Rio Grande do Sul, com consequências devastadoras para a logística e infraestrutura do estado, será discutido o apoio do setor para auxiliar na recuperação e reconstrução da região. Com mais de 160 pontos de interdição em rodovias e problemas em ferrovias, além do fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, é crucial coordenar esforços para mitigar os danos e restabelecer a normalidade nas operações logísticas e de transporte.
Por fim, será anunciada a nova data para o fórum nacional em Brasília, oferecendo uma oportunidade para especialistas e autoridades discutirem os temas emergentes no setor logístico e de infraestrutura em nível nacional.