O Senai Porto será instalado no Armazém 3, dentro do porto, na região central de Vitória, em um espaço de mais de 2 mil metros quadrados (Foto: Gilvan Gonçalves/Findes)
Região Sudeste
VPorts vai sediar escola para formar mão de obra na área portuária e logística
Complexo ficará localizado no Armazém 3, dentro do porto; início das aulas será em 2025
A VPorts, concessionária que administra o Porto de Vitória, no Espírito Santo, firmou uma parceria com o Senai-ES onde será construído no ano que vem um complexo educacional para formar futuros profissionais nas áreas de logística, tecnologia da informação, gestão portuária e economia do mar. A solenidade ocorreu no mês de maio.
O complexo educacional ficará localizado em um dos antigos armazéns do Porto de Vitória, que passam por revitalização da concessionária e serão entregues em junho.
Segundo a VPorts, batizado de Senai Porto, a unidade começará a funcionar em 2025 e terá capacidade para atender cerca de 1,8 mil alunos por dia, sendo 600 por turno.
“É uma iniciativa muito importante do ponto de vista social e econômico. Trata-se de gerar mão de obra qualificada para atender às demandas do Estado e de dar uma destinação social a um dos armazéns do porto, por meio da educação. A proposta do Senai está em total sintonia com nosso desejo de, não apenas reformar os armazéns e prédios do porto – historicamente tão importantes para o Espírito Santo – mas de dar vida a esses espaços, conectando cada vez mais o porto com a comunidade do seu entorno”, afirmou o presidente da Quadra Capital e membro do Conselho de Administração da Vports, Paulo Cesena.
O Senai vai investir cerca de R$ 34 milhões no complexo. Os recursos serão voltados para obras de reforma e adequação do espaço, mobiliário, montagem de laboratórios e demais equipamentos de forma geral.
“Melhorar a infraestrutura, potencializar a vocação logística do Estado e preparar os profissionais para o mercado de trabalho são pautas que a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) estuda, discute e propõe ações constantemente junto à iniciativa privada e ao poder público. Acreditamos que o Senai Porto será mais uma excelente oportunidade para o Espírito Santo fortalecer o seu desenvolvimento socioeconômico e estimular a qualificação. Além disso, a unidade irá contribuir para o processo de revitalização e valorização da histórica região do centro de Vitória”, explicou a presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santos (Findes), Cris Samorini.
Segundo ela, além do Senai Porto, o complexo Senai Vitória vai passar a contemplar a unidade Beira Mar. Enquanto o Senai Porto terá uma vocação muito voltada à logística portuária, a unidade Beira-Mar será especializada em mobilidade elétrica, com o Centro em Excelência Automotiva.
“São dois projetos muito importantes que se relacionam. O Senai Porto estará diretamente relacionado à vida portuária. Já a especialização do Senai Beira Mar na área automotiva também é muito bem-vinda no contexto de crescimento da importação de veículos pelo complexo portuário da Vports, com ênfase para os carros elétricos”, considera o diretor comercial da Vports, Pedro Benevides.
O Senai Porto será instalado no Armazém 3, dentro da área portuária, na região central de Vitória, em um espaço de mais de 2 mil metros quadrados, que acaba de ser reformado pela Vports, junto com outros quatro armazéns que terão destinação operacional e sociocultural.