sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

De acordo com Danilo Ramos, Diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, o novo serviço representa um marco para o comércio exterior brasileiro, já que os navios da classe Latamax têm, aproximadamente, 70% mais capacidade que as embarcações que atualmente circulam no País. Foto: Divulgação

Porto de Santos

Tecon Santos passa a receber navios gigantes semanalmente

Atualizado em: 13 de junho de 2024 às 16:18
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Frota é composta por 12 embarcações da classe Latamax, que têm 336m de comprimento, 51m de boca e 14,5m de calado máximo permitido

O Tecon Santos, administrado pela Santos Brasil no Porto de Santos (SP), recebeu na tarde desta quinta-feira (13) a escala inaugural de um novo serviço de longo curso que reúne as maiores embarcações em capacidade de carga conteinerizada que chegarão regularmente à Costa Leste da América do Sul.

Na parceria firmada com a CMA CGM e Cosco, a Companhia receberá semanalmente navios de uma frota composta por 12 embarcações da classe Latamax, que têm 336m de comprimento, 51m de boca e 14,5m de calado máximo permitido.

Esta primeira viagem foi realizada pelo navio Cosco Argentina, com movimentação de 2,6 mil contêineres no Tecon Santos. A previsão é que, em cada atracação desta categoria de navios gigantes, cerca de 5 mil contêineres sejam operados no terminal. O Cosco Argentina veio da Ásia rumo ao Rio de Janeiro, parou em Santos e segue para Itapoá (SC) e Paranaguá (PR), voltando a Santos e Rio de Janeiro antes de retornar para a Ásia.

A Santos Brasil vem se preparando há anos para receber com eficiência esse tipo de embarcação no Tecon Santos, terminal que está em ritmo acelerado de ampliação de capacidade e passará dos atuais 2,4 milhões de TEUs para 2,6 milhões de TEUs até o final deste ano. No total a empresa está investindo cerca de R$ 2,6 bilhões para elevar a capacidade do Tecon Santos a 3 milhões de TEUs. Só neste ano serão aplicados R$ 300 milhões no terminal.

De acordo com Danilo Ramos, Diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, o novo serviço representa um marco para o comércio exterior brasileiro, já que os navios da classe Latamax têm, aproximadamente, 70% mais capacidade que as embarcações que atualmente circulam no País. “Estamos felizes por sermos, no Porto de Santos, o terminal melhor preparado para receber e operar semanalmente duas escalas de importação e exportação com essa magnitude, resultado direto da estratégia da Companhia em se antecipar à demanda e ampliar o terminal para comportar com folga o aumento progressivo do tamanho das embarcações”.

Compartilhe:
TAGS