quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
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Opinião

Editorial

A recuperação sustentável da BR-319

A BR-319, rodovia que conecta Manaus, no Amazonas, a Porto Velho, em Rondônia, representa um dos mais importantes e controversos projetos de infraestrutura do Brasil. Inaugurada em 1976, com mais de 800 quilômetros de extensão, a rodovia está há décadas em condições precárias, necessitando urgentemente de intervenções. A recente publicação de um relatório por um grupo de trabalho (GT) do Ministério dos Transportes sobre o projeto sinaliza um avanço significativo na viabilidade de recuperação do Trecho do Meio e da Linha C-1, destacando a possibilidade de uma execução sustentável.

A recuperação da BR-319 não é apenas uma questão de logística, mas uma necessidade crucial para a integração das capitais da Região Norte e suas cidades adjacentes com o restante do País. Esta rodovia é a principal via terrestre para o transporte de pessoas e mercadorias entre Amazonas e Rondônia, e sua recuperação promete reduzir significativamente os custos de transporte, melhorar a segurança e estimular o desenvolvimento econômico local. Além disso, uma estrada em boas condições de tráfego facilita o acesso a serviços essenciais, promovendo a presença do Estado em áreas remotas e combatendo problemas como a criminalidade e o desmatamento.

No entanto, qualquer projeto de pavimentação e recuperação da BR-319 deve ser conduzido com um compromisso sólido com a sustentabilidade. O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que o projeto contemplará o cercamento de áreas de floresta, a construção de passagens de fauna subterrâneas e aéreas e a criação de unidades de conservação. Essas medidas são vitais para mitigar o impacto ambiental da rodovia, protegendo a rica biodiversidade da Amazônia e garantindo que o progresso econômico não ocorra à custa do meio ambiente.

Apesar de a pavimentação da BR-319 não estar prevista no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a importância deste projeto não pode ser subestimada. A Frente Parlamentar pela pavimentação da BR-319, composta por cerca de 200 parlamentares, reforça a urgência de manter o diálogo com o Governo Federal para garantir a manutenção adequada da rodovia. A integração das capitais da Região Norte com o restante do País é fundamental para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Brasil.

O debate sobre a BR-319, que se estende há mais de duas décadas, precisa evoluir para ações concretas. A execução das obras deve ser acompanhada por um rigoroso cumprimento das normas ambientais e sociais, garantindo que o progresso traga benefícios duradouros para a população local sem comprometer a integridade da floresta amazônica. A recuperação da BR-319 é um passo necessário para a construção de um Brasil mais conectado e desenvolvido, onde a infraestrutura e a sustentabilidade andam de mãos dadas.

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