Agricultura e exportação em Piauí
Um projeto da Embrapa Meio-Norte – unidade regional da Embrapa em Teresina (PI) – pretende ampliar em ao menos de 30% a produção de frutas no Piauí, tornando-o um dos grandes exportadores desse tipo de carga no Nordeste. A iniciativa, que é destaque em reportagem nesta edição do BE News, envolve a transferência de tecnologias e inovação em fruticultura em quatro polos do estado, com ações de correção do solo, instalação dos sistemas de irrigação e preparação das mudas das fruteiras. E já tiveram início os treinamentos de técnicos da extensão rural e dos produtores.
Com estas ações, a ideia é transformar o Piauí em um grande polo produtor de frutas, como acerola, banana, goiaba, maracujá e uva. E destinar uma parte dessa produção ao mercado internacional, seguindo estratégia já adotada na Bahia, em Pernambuco, no Ceará e no Rio Grande do Norte.
Tal projeto se destaca por incentivar a inovação e o desenvolvimento agrícola em regiões do estado, além de manter o foco nas operações de exportação, seguindo os passos de outros entes federativos do Nordeste. Mas há obstáculos a serem vencidos. Entre eles, está a logística para o escoamento dessa produção até os portos da região, uma logística que enfrenta a falta de ferrovias e mesmo de rodovias em condições de escoar a produção agrícola.
O desenvolvimento agrícola e tecnológico é essencial para o crescimento do País. Mas ele deve vir acompanhado por uma logística eficiente, de modo que a produção obtida chegue aos portos para ser exportada sem perder sua competitividade, devido a custos de transportes indevidos.