Na reunião foram discutidos projetos estratégicos para o setor ferroviário e foi apresentado Alessandro Baumgartner, novo superintendente de Transporte Ferroviário da ANTT. Foto: Jeff D'avila/Aescom ANTT
Nacional
ANTT alinha planos para o 2º semestre com representantes do setor ferroviário
No encontro também foi apresentado o novo superintendente de Transporte Ferroviário da agência
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) organizou uma reunião na quarta-feira (19) com a presença de representantes da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e de diversas concessionárias de ferrovias. O encontro teve como principais objetivos a apresentação de Alessandro Baumgartner, o novo superintendente de Transporte Ferroviário da ANTT (Sufer), e a discussão de projetos estratégicos para o setor ferroviário, com foco no segundo semestre de 2024 e nos próximos anos.
Durante a reunião, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, acompanhado dos diretores Guilherme Theo Sampaio, Luciano Lourenço, Felipe Queiroz e Lucas Asfor, destacou os avanços recentes no setor ferroviário e delineou os planos futuros da agência.
“Temos o objetivo de migrar da nossa antiga malha de grandes corredores para uma malha interoperável. Vamos precisar concluir algumas coisas de governo, mas precisaremos também das autorizações ferroviárias, que fazem todo o sentido para conectar esses grandes ramais”, disse o diretor-geral.
A diretoria da ANTT enfatizou a importância de identificar e resolver entraves nas concessões e na atuação dos Agentes de Transporte Ferroviário (ATF), que substituem o antigo modelo de Operador Ferroviário Independente (OFI), buscando harmonizar os interesses da agência, do setor e dos usuários.
“Nesse ensejo, melhoramos o nosso Centro Nacional de Supervisão Operacional (CNSO) com a nova contratação de serviço de apoio, que nos permitirá acompanhar mais de perto a operação da malha ferroviária”, salientou Vitale.
Alessandro Baumgartner, novo superintendente de Transporte Ferroviário, aproveitou a ocasião para delinear sua visão e estratégias para a superintendência, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento e a modernização do transporte ferroviário no Brasil. “Vamos continuar o mesmo trajeto de parceria de sempre, mas faremos um acompanhamento mais presente na fiscalização das obras e das faixas de domínio, buscando atuar de maneira proativa, e não reativa, buscando agir antes dos problemas surgirem”.
Estiveram presentes na reunião, além da diretoria da ANTT, representantes da Sufer, da ANTF, e de grandes empresas do setor, como Ferrovia Tereza Cristina, MRS Logística, Vale SA, Rumo Logística, Bamin e VLI Multimodal SA. A reunião foi marcada pela troca de ideias e pelo fortalecimento de uma agenda comum voltada para a melhoria contínua do transporte ferroviário no país.