A primeira fase das obras que estão transformando a área dos antigos armazéns abandonados do Porto de Santos (SP) em locais públicos de lazer, turismo e economia criativa serão entregues no dia 5 de julho. Foto: Divulgação
Porto de Santos
Parque Valongo será inaugurado no dia 5 de julho
Obras no Centro Histórico serão inauguradas com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho
A primeira fase das obras que estão transformando a área dos antigos armazéns abandonados do Porto de Santos (SP) em locais públicos de lazer, turismo e economia criativa serão entregues no dia 5 de julho. O Parque Valongo, no Centro Histórico, será inaugurado pela prefeitura da cidade, às 11 horas, com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, e outras autoridades.
O presidente da APS, Anderson Pomini, destaca a importância dessa iniciativa conjunta. “O Parque Valongo representa uma grande conquista para Santos e, com certeza, resgatará a rica história do porto e da cidade”, afirma. E complementou dizendo que o parque será “não só um espaço de lazer, mas um local de encontro dos cidadãos, atraindo visitantes que querem vivenciar o passado do Porto e da cidade, gerando oportunidades de negócios e estimulando o desenvolvimento econômico local”.
Pomini explica que para estimular, ainda mais, o turismo no Centro Histórico, a APS pretende transferir o terminal de passageiros para o Valongo, permitindo que os cruzeiristas possam visitar aquela região histórica.
“O Parque Valongo é um espaço democrático. Reúne esporte, lazer, gastronomia, eventos e é o resultado da boa parceria entre o Porto e a Cidade, além de integrar as esferas públicas e privadas para a realização de um sonho dos santistas. Além disso, traz valorização para o Centro Histórico, gera empregos, negócios e possibilita a mobilidade por hidrovias. Tudo isso é fruto do planejamento urbano sério e integrado, que pensa a Cidade como um todo e traz desenvolvimento sustentável. Essa é a Santos que queremos”, afirma o prefeito Rogério Santos.
Com a entrega da primeira fase do projeto, santistas e turistas terão acesso à área do antigo Armazém 4 totalmente revitalizada, com uma estrutura coberta, climatizada, que servirá para a realização de eventos. O primeiro deles será a Festa Inverno 2024, de 12 de julho a 4 de agosto, onde a área de 2.400m² abrigará a infraestrutura de lanchonetes e restaurantes, além de palco para shows e apresentações.
No espaço externo, que era ocupado pelos armazéns 5 e 6, o público vai ganhar uma área com quadra de beach tennis, playground, jardim e uma roda gigante. O Parque terá, ainda, uma plataforma flutuante, de onde pequenas embarcações vão estimular o turismo náutico, e um píer de contemplação, de onde será possível observar, por exemplo, o tráfego de navios pelo canal do Porto.
MARCO
Em maio de 2023, foi dado o primeiro passo para a realização deste sonho antigo dos santistas, quando a Autoridade Portuária de Santos cedeu a área entre os armazéns 4 e 6 para a Prefeitura de Santos. A partir daí, a Administração Municipal deu início às parcerias com a iniciativa privada para dar início às obras, que não tiveram custos para os cofres públicos.
A implantação da área cultural e de lazer que compõem a primeira fase do Parque Valongo teve investimento de R$ 20 milhões provenientes de Termos de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmcs) firmados entre Prefeitura de Santos e as empresas portuárias Cofco International Brasil e Ecoporto. O novo espaço prevê intervenções até 2026, que incluem, por exemplo, uma passarela de pedestres sob a Avenida Perimetral.
Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestruturas. Conheça os outros artigos dos ODS. https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/3548500/