Segundo os especialistas que participaram do debate, os principais projetos e inovações considerados mais atrativos pelos investidores estão voltados para a inteligência artificial (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)
Inova Export
Soluções com foco no setor de logística e infraestrutura são tema de debate
Especialistas também discutiram o futuro das startups durante um dos painéis do Inova Export, dentro do Nordeste Export
O Inova Export, que realizou sua segunda edição em Fortaleza, capital do Ceará, dentro da edição 2024 do Nordeste Export, encerrou sua programação debatendo o futuro das startups e quais as inovações e projetos estão sendo focados e observados para os próximos anos dentro do setor de logística e infraestrutura.
O CEO da Startup Rastropop, Diego Eloia, classificou temas que envolvem a sustentabilidade como os projetos mais quentes no mercado.
“Na área de logística, percebo que estão atrás de economia em combustível. A sociedade está cada vez mais se preocupando com a questão do carbono. Investidores querem investir nessa área, tentar economizar, em preservar o meio ambiente. É uma área que cada vez mais cresce”, comentou.
Segundo os painelistas, os principais projetos e inovações considerados mais atrativos pelos investidores estão voltados para a inteligência artificial, em que já existe uma grande procura no mercado para qualquer segmento.
“Do que eu tenho conhecimento, o mercado busca eficiência, desburocratização e aumento de receita, tentar vender mais. Dentro dessa leitura, quanto mais conseguirem trazer forma de vender mais para uma China, Paquistão, Índia, mas aí não sabem falar inglês ou chinês. Só que pronto, já tem uma tecnologia que vai ajudar nisso. Fala comigo ou com outras que vão indicar três ou quatro empresas que façam essa tradução instântanea”, disse Maurício Isac Cardoso, head de Venture Building da Fwk Innovation Design, usando um exemplo de mercado internacional dentro do setor.
“Dentro das tendências de mercado em que a gente tem apostado, inclusive especificamente com a venture builder em que fazemos gestão, é em Inteligência Artificial. A gente está trabalhando com essa via de IA e criando oportunidades, gerando oportunidades, meio que tentando abrir um marketplace onde a gente vá encontrar diversas soluções para dentro desse mercado”, pontuou Strauss Nasar, sócio da Cordel Ventures.
O painel foi moderado por Barbara Carvalho, liderança inovativa hub, embaixadora Abstartups 2024 e CMO da startup GoGamers.