sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O trem é formado por cinco carros com um total de 114 assentos e capacidade para 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas destinadas a pessoas com deficiência (Foto: Divulgação/Governo de SP)

Região Sudeste

Porto de Santos recebe primeiro trem de nova linha do metrô de SP

Atualizado em: 1 de julho de 2024 às 2:07
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Vinda da China, composição da Linha 17-Ouro será descarregada e passará por trâmites aduaneiros antes de seguir para a Capital

O primeiro trem da Linha 17-Ouro do metrô de São Paulo desembarcou no Brasil na tarde do último sábado (29), após ser fabricado na China. A composição chegou a bordo do navio Kong Que Song, que atracou no Porto de Santos, no litoral paulista. A operação de descarga do trem foi programada para o domingo (30), seguida dos trâmites de liberação aduaneira, antes do transporte para a Capital.

Para levar o trem até São Paulo, será necessário superar a Serra do Mar com o auxílio de cinco carretas. Cada carreta transportará individualmente um dos carros do trem até o Pátio Água Espraiada. A operação logística envolve uma coordenação especial de tráfego em horários específicos, visando minimizar os impactos nas rodovias e avenidas do percurso.

Uma vez no pátio na Capital, o trem será completamente montado, com a conexão entre os carros, e passará por uma série de testes rigorosos. Esses testes são essenciais para garantir a segurança e a certificação necessárias para a futura operação.

O trajeto marítimo do trem iniciou-se em 15 de maio, quando foi embarcado no Porto de Zhangjiagang, próximo a Xangai, na China. Esta composição é parte de um lote de 14 unidades encomendadas pelo Metrô junto à BYD, empresa responsável pela fabricação dos trens. A segunda unidade está prevista para chegar ao Brasil ainda este ano, com as demais entregas sendo realizadas ao longo de 2025, conforme o cronograma estabelecido.

Características

O trem, assim como os outros 13 que compõem o lote, é formado por cinco carros. Os carros de extremidade possuem 21 assentos cada, enquanto os intermediários têm 24 assentos, totalizando 114 assentos e capacidade para 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas destinadas a Pessoas com Deficiência (PCD).

O veículo possui 3,2 metros de largura, com os carros de extremidade medindo 13,5 metros cada e os intermediários, 10 metros de comprimento. A área de passagem entre os carros tem 0,95 metros de largura, resultando em um comprimento total de 60,8 metros para o trem.

Compartilhe:
TAGS