Projeto do túnel é aguardado há quase 100 anos; ele será construído por debaixo do canal do Porto de Santos (Foto: Reprodução)
Região Sudeste
Câmara de Santos discute projeto do túnel Santos-Guarujá
Audiência acontecerá nesta quarta-feira (3) e será presidida pelo vereador Bruno Orlandi
A Câmara Municipal de Santos (SP) vai promover, nesta quarta-feira, 3 de julho, às 15h, uma audiência pública para debater o projeto do túnel Santos-Guarujá, a futura ligação seca que liga os dois municípios pelo canal do porto.
A sessão pública será realizada no auditório Vereadora Zeny de Sá Goulart e presidida pelo vereador e ex-secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi (PSD), que é presidente da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata do tema.
É esperada a participação do diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, além de um representante da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O projeto do túnel é uma demanda centenária da região do Litoral de São Paulo. Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita através do sistema de balsas de veículos. Com o túnel, o trajeto será de pouco mais de 1 minuto entre os dois municípios.
Conforme já anunciado, a construção do túnel sairá de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado. A obra está orçada inicialmente em 6 bilhões de reais, a serem divididos entre os governos com R$ 3 bi cada.
Orlandi destacou a participação da comunidade portuária e do município para debater o tema, principalmente os atores que estão diretamente impactados pelo projeto.