A iniciativa é resultado de uma parceria entre Portos RS, o Ministério de Portos, a Antaq e a Secretaria Nacional de Hidrovia e Navegação, e tem como objetivo incentivar a retomada do desenvolvimento da região (Foto: Divulgação/Portos RS)
Região Sul
Antaq autoriza isenção de tarifas para navegação interior em Rio Grande
Medida visa incentivar e promover benefícios diretos para a economia do estado
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) emitiu no início da semana a isenção de cobrança de tarifa referente à Tabela I, que corresponde a Infraestrutura de acesso aquaviário, para embarcações empregadas na navegação interior, no complexo de Rio Grande, por um período de 180 dias.
A resolução, assinada por Eduardo Nery, diretor-geral da Antaq, atende ao pedido da Portos RS, Autoridade Portuária dos portos públicos do Rio Grande do Sul, e visa incluir uma regra adicional na Tabela Tarifária do Porto Organizado de Rio Grande.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre Portos RS, o Ministério de Portos, a Antaq e a Secretaria Nacional de Hidrovia e Navegação, e tem como objetivo incentivar a retomada do desenvolvimento da região.
O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, destacou a importância da medida. “Mais uma ação da Portos RS de apoio à reconstrução e retomada de desenvolvimento do estado”, comentou.
Em comunicado sobre a isenção, a Autoridade Portuária classificou a autorização da agência reguladora como um passo significativo para o fortalecimento da navegação e do crescimento econômico no Rio Grande do Sul.
“Com esta ação, espera-se impulsionar o setor portuário e promover benefícios diretos para a economia local e regional”, disse a Portos RS em nota.