Autoridades federais e da VLI, responsável pela operação na Ferrovia Centro Atlântica, participaram da cerimônia de entrega das 12 locomotivas, na cidade mineira de Contagem (Foto: Marcio Ferreira/MT)
Nacional
Ferrovia Centro Atlântica recebe nova frota de locomotivas em MG
Com um investimento de cerca de R$ 300 milhões, a VLI busca atender à crescente demanda de carga nas regiões de Goiás, Minas Gerais e São Paulo
A Ferrovia Centro Atlântica S.A. (FCA) recebeu 12 novas locomotivas projetadas para operar com alta eficiência e baixas emissões, adaptadas às condições climáticas do Brasil. As máquinas foram entregues na sexta-feira (5), em Contagem, Minas Gerais, e são projetadas para transportar grandes cargas, mesmo em terrenos íngremes e curvas acentuadas.
“Essas máquinas já têm uma pegada de sustentabilidade muito forte. São capazes de reduzir as emissões em 20% em comparação com outros equipamentos e, apesar de terem mais potência, elas podem trabalhar inclusive com biodiesel. Isso é o que a gente deseja: ampliar a política pública de sustentabilidade para um modal que já é muito sustentável”, disse o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, durante a cerimônia de inauguração do lote pela empresa responsável do trecho, a VLI SA.
A FCA é a maior ferrovia do país, atravessando sete estados e desempenhando um papel crucial no escoamento de grãos, açúcar, fertilizantes e outros produtos. Com um investimento de cerca de R$ 300 milhões, a administradora VLI adquiriu as novas locomotivas para atender à crescente demanda de carga nas regiões de Goiás, Minas Gerais e São Paulo.
“Esse ativo, apesar de ter sido comprado pela VLI, ele é um ativo nacional, ele pertence à nação brasileira”, declarou o CEO interino e diretor de Finanças, Supply Chain e Serviços da VLI, Fábio Marchiori.
As novas locomotivas irão reforçar o corredor Centro-Sudeste, um sistema logístico essencial para o fluxo de importação e exportação no país. Este corredor conecta os terminais integradores de Uberaba (MG) e Guará (SP) ao Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), em Santos (SP), facilitando o transbordo e o transporte ferroviário de cargas.
“Essa é a missão que o presidente Lula deu pra gente, junto ao ministro Renan: aumentar o volume de carga transportada em trens no Brasil. Ou seja, aumentar a participação do modal ferroviário, e isso só é possível fazer quando a gente trabalha com união de esforços”, afirmou Santoro. “Com a entrega de locomotivas para a concessão da FCA, entendemos que poderemos ter uma operação ferroviária mais eficiente, com maior velocidade comercial, e com isso trazer demanda de usuários para a ferrovia, aumentando a capacidade operacional. O Brasil vai entrando nos trilhos”, completou Leonardo Ribeiro, secretário nacional de Transporte Ferroviário.
A cerimônia de entrega contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o diretor-geral substituto da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio, e a prefeita de Contagem, Marília Campos, além de representantes da VLI e outras autoridades locais.
Características
Adquiridas da Wabtec Brasil, as locomotivas ES43BBi são do tipo heavy-haul, projetadas para maximizar o desempenho em rampas íngremes e curvas acentuadas. Elas apresentam baixo custo de ciclo de vida, longos intervalos entre revisões e preparação para integração com soluções de software que aumentam a eficiência e a segurança das operações ferroviárias.
“Tenho 42 anos de vida com ferrovias. Comecei aos 13 anos ainda como office boy e construí minha carreira, minha vida profissional neste ramo. É uma alegria muito grande fazer parte disso, porque sei que é um trabalho que atravessa o Brasil”, disse o gerente industrial da Wabtec, Renato Moreno.
Com a adição dessas novas locomotivas, a VLI eleva para 23 o número de unidades adquiridas em pouco mais de um ano, totalizando investimentos superiores a R$ 500 milhões. Em março, a empresa anunciou a compra de mais oito locomotivas, também fabricadas no Brasil, com previsão de entrega para o final de 2025.