Nacional
Presidente da Itália cumpre agenda no Brasil e se encontra com Lula
Cronograma prevê a passagem do chefe de Estado por Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e o Rio Grande do Sul
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta segunda-feira (15), o presidente da Itália, Sergio Mattarella. Estão previstas uma reunião bilateral, cerimônia de assinatura de atos e declaração à imprensa. O evento será realizado no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
Mattarella está em visita de Estado ao país de 14 a 19 de julho, a primeira de um presidente italiano em 24 anos. Em Brasília, ele e o presidente Lula discutirão o estado das relações bilaterais e temas das conjunturas regional e global. Entre os assuntos a serem abordados estão o diálogo entre a presidência brasileira do G20 e a presidência italiana do G7, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, e a reforma das instituições de governança global.
Alguns desses assuntos já foram discutidos em junho do ano passado entre os dois presidentes. Na ocasião, Lula visitou Mattarella na Itália.
Durante sua estadia, Mattarella também visitará São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e o estado do Rio Grande do Sul. O relacionamento entre Brasil e Itália, elevado à condição de parceria estratégica em 2007, é marcado por afinidades e interesses mútuos.
A Itália é uma das principais origens de investimento direto da União Europeia no Brasil, com mais de mil empresas italianas atuando no país e gerando cerca de 150 mil empregos.
Por ocasião da visita, será assinado o Acordo sobre o Reconhecimento Recíproco em Matéria de Conversão de Carteiras de Habilitação, de grande interesse para as comunidades brasileiras na Itália e italiana no Brasil.
Está prevista também a assinatura de memorandos de entendimento envolvendo a Universidade de Turim, na Itália, e instituições brasileiras: um com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade de Turim, e outro com a Universidade de São Paulo (USP).