O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, se reuniu com representantes da Rumo e da DP World na Ponte de Inspeção Naval, na Ponta da Praia. Foto: Divulgação/APS
Região Sudeste
Rumo e DP World apresentam projeto de novo terminal à APS
TUP será instalado na margem esquerda para movimentação de grãos e fertilizantes
O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, se reuniu na sexta-feira (2) com representantes das diretorias da DP World e da Rumo Logística, que fizeram a apresentação do futuro terminal de grãos e fertilizantes que será construído em parceria entre as empresas na margem esquerda do Porto de Santos (SP).
O projeto do novo TUP (Terminal de Uso Privado) terá o investimento total de R$ 3 bilhões, com sua conclusão prevista para 2027.
Na apresentação à diretoria da APS, as empresas destacaram que durante o período das obras do empreendimento serão gerados 2.500 empregos diretos. E com o início das operações, outros 600 postos de trabalho.
Com uma capacidade para movimentar até 12,5 milhões de toneladas anuais, sendo 9 milhões de toneladas de grãos e 3,5 milhões de toneladas de fertilizantes, o terminal operará por 30 anos.
De acordo com a Rumo, a DP World ficará encarregada das operações e dos serviços portuários, cedendo parte de sua área autorizada para o novo empreendimento.
“O empreendimento reforça o protagonismo do Porto de Santos como principal exportador do agro brasileiro e busca se adequar ao crescimento do setor, que já é responsável por 52% de toda a movimentação do maior equipamento logístico do Hemisfério Sul”, afirmou Anderson Pomini.
Participaram do encontro, que ocorreu na Ponte de Inspeção Naval (PIN), na Ponta da Praia em Santos, Bruno Tolino, superintendente de Planejamento Portuário da APS, e Guilherme Fernandes, gerente de Relações Institucionais da APS.
Pelas empresas estiveram Mayhara Chaves, gerente-executiva de Regulação da Rumo; Humberto Fontes, gerente-executivo de Construção Portuária da Rumo. Pela DP World estiveram Rodolfo Marchesi, gerente de Portfólio de Projetos, e Luciana Guerise, gerente sênior de Relações Institucionais.