O documento foi assinado pelo CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião, e pelo diretor-presidente da Escola Nacional de Magistratura, Nelson Missias de Morais. Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export
Nacional
Brasil Export e Associação dos Magistrados Brasileiros selam acordo
Documento prevê a colaboração e o intercâmbio técnico, acadêmico e científico entre as partes
A reunião do Conselho Nacional do Brasil Export, realizada na quarta-feira, dia 7, em Brasília (DF), foi marcada pela assinatura de um acordo entre o fórum e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), por meio da Escola Nacional de Magistratura (ENM). O documento foi assinado pelo CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião, e pelo diretor-presidente da ENM, Nelson Missias de Morais.
O acordo visa a colaboração e o intercâmbio técnico, acadêmico e científico entre as partes, com a realização de um seminário e uma visita técnica ao Porto de Santos (SP), programados para o próximo mês de outubro.
A estimativa é de que cerca de 40 membros da AMB participem do encontro. O objetivo do evento é promover a troca de conhecimentos, aprimorar práticas judiciais relacionadas ao setor portuário e fomentar a integração entre autoridades e profissionais do Porto de Santos.
Na opinião de Fabrício Julião, o acordo reforça o compromisso em trazer “cada vez mais uma relação mais próxima do setor de infraestrutura e logística com o acadêmico e judiciário”. “A Autoridade Portuária de Santos já disponibilizou seu auditório para o encontro e uma lancha para receber todas as autoridades e magistrados na visita ao canal”, apontou.
A colaboração entre as entidades promete fortalecer o setor portuário e melhorar as práticas judiciais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior e da logística no Brasil.
Mercosul Export
Os conselheiros do Grupo Brasil Export ainda debateram sobre os preparativos para o Mercosul Export, fórum internacional de Logística, Infraestrutura e Transportes, que será realizado em Montevidéu nos próximos dias 15 e 16.
O evento, que faz parte do projeto de internacionalização do Brasil Export, contará com painéis técnicos de discussão e palestras especiais. A programação inclui uma visita ao novo Ferrocarril Central e ao Centro de Controle de Tráfego Ferroviário, além de debates sobre o desenvolvimento do transporte aquaviário de cargas e a criação de corredores logísticos verdes.
A expectativa é de que o evento reforce a cooperação entre os países do Mercosul, promovendo práticas sustentáveis e inovações tecnológicas no setor de infraestrutura.