Avião caiu em Vinhedo (SP), com 62 passageiros a bordo. Foto: reprodução
Região Sudeste
Voepass afirma que aeronave estava em perfeitas condições
Aeronave caiu em Vinhedo (SP) nesta sexta-feira (9) e deixou 62 mortos, segundo a Prefeitura da Cidade
A Voepass Linhas Aéreas, conhecida antes como Passaredo, confirmou que a aeronave envolvida no trágico acidente ocorrido nesta sexta-feira (9), em Vinhedo, São Paulo, estava com todas as condições operacionais em dia. Em nota oficial, a companhia afirmou que o avião turboélice modelo ATR-72, que realizava o voo 2283, “decolou de Cascavel (PR) às 11h58 sem nenhuma restrição operacional, com todos os seus sistemas aptos para a realização do voo.”
O voo 2283, que partiu de Cascavel com destino ao Aeroporto de Guarulhos, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo, às 13h23, resultando na morte de todas as 62 pessoas a bordo — 58 passageiros e quatro tripulantes. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) da aeronave estava em dia e vencia somente em 26 de junho de 2026. Fabricado em 2010, o ATR-72 tinha capacidade para 68 passageiros e 5 tripulantes.
De acordo com a Anac, ainda não há confirmação sobre as causas do acidente. “A Voepass acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente”, informou a companhia aérea.
O governo de São Paulo mobilizou reforços para o local. A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), a Polícia Civil e Militar estão atuando no resgate das vítimas, com apoio do Instituto Médico Legal (IML) e equipes responsáveis pelo recolhimento dos corpos. O secretário de Segurança de Vinhedo, Osmir Cruz, relatou que a aeronave caiu próximo a uma residência, mas, felizmente, nenhum morador em solo ficou ferido.
A Anac lamentou o acidente e afirmou que monitorará de perto o atendimento às vítimas e seus familiares, além de iniciar uma investigação sobre a situação da aeronave e da tripulação. A Polícia Federal também instaurou um inquérito para apurar as causas do acidente.
A Voepass Linhas Aéreas, por sua vez, declarou que está empenhada em fornecer todo o suporte necessário às famílias afetadas e continua colaborando com as autoridades na investigação do caso.