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De acordo com o secretário Alex Ávila, após a tragédia climática no RS, o MPor está com uma frente de trabalho visando a recuperação da infraestrutura portuária no estado. Foto: Reprodução/TV BE News

Região Sul

Governo vai recuperar calado operacional em Rio Grande após chuvas

Atualizado em: 10 de agosto de 2024 às 6:42
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Projeto para futura dragagem está em desenvolvimento pelo Dnit

Em razão das fortes chuvas do mês de maio, o canal de acesso de Rio Grande (RS) sofreu graves consequências quanto ao seu calado operacional, que teve de ser reduzido em razão de acúmulo de sedimentos em diversos trechos do canal aquaviário.

Após uma campanha de dragagem emergencial no mês passado, firmada em contrato firmado pela Portos RS — Autoridade Portuária que administra os portos públicos gaúchos —, estabeleceu-se um calado de 12,8 metros.

Conforme já anunciado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai desenvolver um projeto para a dragagem do canal de Rio Grande, visando recuperar a medida de 15 metros de profundidade.

O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Ávila, disse que, após a tragédia climática, e os esforços visando a ajuda humanitária, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) está com uma frente de trabalho visando a recuperação da infraestrutura portuária do estado.

Nós já tivemos a dragagem emergencial, que foi executada em pontos mais críticos do canal para que não tenhamos riscos de encalhe de navios, que é o pior cenário. Vamos, agora, em conjunto com o Dnit, organizar um plano emergencial para fazer a retomada das condições de navegação e permitir que embarcações trafeguem com toda segurança necessária e a retomada plena das atividades do porto com todo o seu potencial”, analisou o secretário.

Conforme acordo entre o Dnit e a Portos RS, uma vez que o projeto seja concluído, ele será encaminhado ao MPor para o processo de contratação e definição da data de início da dragagem, que será divulgada posteriormente.

A hidrovia e o canal de acesso ao Porto do Rio Grande se constituem como o caminho natural para o encontro das águas provenientes das enchentes com o Oceano Atlântico. Durante o escoamento, muitos materiais foram trazidos pela correnteza e assoreados no fundo, causando diminuição das profundidades e obrigando a redução do calado para a segurança da navegação.

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