Dano em um dos pneus foi registrado durante operação de pouso de aeronave da Azul em Floranópolis. Foto: Reprodução/Redes sociais
Região Sul
Acidente gera cancelamentos no Aeroporto de Florianópolis
De acordo com a Zurich Airport, pista do terminal seguirá indisponível até remoção da aeronave e inspeção de equipes
O Aeroporto Internacional de Florianópolis, em Santa Catarina, enfrenta uma interrupção temporária em suas operações nesta segunda-feira (12), devido a danos nos pneus de uma aeronave da Azul Linhas Aéreas durante um pouso na pista do terminal. A Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o aeroporto, informou que 54 voos foram cancelados sem previsão de normalização das atividades.
O incidente resultou no fechamento da pista 14/32 para pousos e decolagens, afetando o tráfego aéreo local. De acordo com a Zurich Airport Brasil, o local deve permanecer indisponível até que a aeronave seja removida e a área inspecionada por equipes da empresa. A concessionária diz que trabalha o mais rápido possível para liberação da área.
O voo AD 4225 saiu do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (MG), com destino à capital do estado de Santa Catarina, no sul do Brasil. A Azul Linhas Aéreas informou que todos os passageiros e tripulantes desembarcaram com segurança.
No site da companhia, os voos estão programados para retomar no período da tarde. A concessionária recomenda que os passageiros com voos marcados para hoje entrem em contato com suas empresas aéreas para informações sobre remarcações e assistência.
“A concessionária trabalha junto à Azul e aos demais órgãos competentes para a liberação da pista o mais breve possível. Orientamos que os passageiros com voos marcados para hoje entrem em contato com a cia. aérea para remarcações e informações sobre o voo, dando preferência aos canais digitais de atendimento”, declarou a Zurich Airport Brasil, em nota oficial.
A Azul Linhas Aéreas lamentou os transtornos causados e destacou que está fornecendo toda a assistência necessária conforme as diretrizes da resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Impacto no Mercado
A Azul registrou uma transformação de lucro em prejuízo no segundo trimestre deste ano, com as ações da empresa enfrentando uma queda significativa de mais de 10% nesta segunda-feira (12). Ainda não se sabe o impacto que o incidente aéreo pode causar no desempenho financeiro da empresa na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).