Os voos que tinham como destino o Aeroporto em Campinas nesta segunda-feira estão sendo alternados para outros aeroportos do estado de São Paulo. Foto: Reprodução
Região Sudeste
Boeing faz pouso de emergência e fecha pista de Viracopos por 2h
Segundo a concessionária que administra o terminal de Campinas, avião teve o trem de pouso danificado e dois pneus estourados
A pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi fechada para operações de pousos e decolagens após um pouso de emergência de uma aeronave na tarde desta segunda-feira (12). Não houve feridos. A Aeroportos Brasil, empresa que administra o aeroporto, afirmou que a pista foi liberada após 2 horas e 12 minutos.
Segundo a concessionária que administra o terminal, a aeronave, um Boeing 737, estourou um dos pneus durante o processo de aterrissar na pista.
Os voos que tinham como destino o Aeroporto em Campinas durante a tarde de segunda-feira tiveram de ser alternados para outros aeroportos do estado de São Paulo. Não se sabe o número de voos que foram afetados pelo incidente.
Equipes técnicas da concessionária, junto com equipes de resgate, fazem uma avaliação e medidas para retirada da aeronave da pista e retomar as operações no aeroporto.
“Todos os procedimentos de segurança foram acionados e a equipe de Bombeiros e a ambulâncias estavam posicionados para acompanhar o pouso. A concessionária acionou o Centro de Gerenciamento de Crises para avaliar e mitigar os impactos”, afirmou a Aeroportos Brasil, concessionária que administra o terminal de Viracopos.
Ainda segundo informou a empresa, a aeronave apresentou problemas já na decolagem. Ao aterrissar na pista, o trem de pouso acabou danificado. A aeronave tinha como destino o Aeroporto de Recife (PE).
“A aeronave teve o pneu estourado ao decolar de Viracopos por volta das 12h32 desta segunda-feira e realizou procedimento para queimar o combustível durante cerca de duas horas. O piloto da aeronave declarou emergência e o pouso ocorreu por volta das 15h31. Durante a aterrissagem, outro pneu do lado esquerdo foi estourado e o trem de pouso foi danificado”, afirmou a concessionária.
A Aeroportos Brasil informou que a pista foi totalmente liberada para operações às 17h43. Os voos a partir deste horário foram retomados normalmente no terminal.