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A ideia da Santos Brasil é transferir a área usada para armazenar contêineres vazios para uma área externa de 22 mil m², liberando espaço no terminal para receber mais contêineres. Foto: Divulgação/Santos Brasil

Região Norte

Tecon Vila do Conde amplia capacidade para mitigar impactos da seca na região

12 de agosto de 2024 às 18:16
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Terminal da Santos Brasil, que normalmente movimenta 8.500 TEU por mês, poderá operar com cerca de 11.000 TEU mensais

Com a previsão de mais um ano de seca severa na região do Amazonas, a operadora portuária Santos Brasil já se prepara para mitigar os impactos na logística regional, ampliando temporariamente em cerca de 30% a capacidade do seu terminal de contêineres de Vila do Conde, em Barcarena (PA), no delta do rio Amazonas.

A estratégia da empresa para enfrentar esse cenário difícil inclui transferir a área tradicionalmente usada para armazenar e manter contêineres vazios para uma área externa de 22 mil m², liberando espaço no terminal para receber mais contêineres. Com isso, o terminal, que normalmente movimenta 8.500 TEU por mês, poderá operar com cerca de 11.000 TEU mensais.

Durante a seca histórica do ano passado, o Tecon Vila do Conde desempenhou um papel crucial na logística da região, servindo como ponto de parada para navios de cabotagem e longo curso que não conseguiram seguir para Manaus e precisaram transferir contêineres em Barcarena. As cargas descarregadas eram então transportadas por barcaças, que, por terem fundo chato, enfrentam menos restrições de navegação, e seguiam para Manaus. No retorno, a mesma operação era realizada.

Entre setembro de 2023 e janeiro de 2024, o terminal movimentou 65.000 TEU, um aumento de 110% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Desse total, 28.000 TEU foram de transbordo de cargas de/para Manaus devido às condições climáticas.

Com as adaptações realizadas para enfrentar este cenário, o terminal está preparado para receber o volume excedente de forma mais segura e eficiente, contribuindo para mitigar os impactos na logística da região, que depende fortemente do rio Amazonas para o abastecimento da população e para a manutenção das atividades da zona franca de Manaus.

A inclusão de Vila do Conde nessa nova estratégia logística para enfrentar as mudanças climáticas na região Norte só foi possível graças aos investimentos significativos que a Santos Brasil tem feito na expansão e modernização de seu terminal no Pará, antecipando a demanda futura dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento regional. Segundo Bruno Stupello, diretor de operações portuárias da Santos Brasil, a empresa se preparou para oferecer ainda mais suporte aos seus clientes no Pará e na rota para Manaus neste ano.

Em 2022, a Santos Brasil aprovou um novo ciclo de investimentos no terminal, no valor de R$ 120 milhões, destinados a obras de expansão e compra de novos equipamentos, com o objetivo de aumentar a capacidade para 300.000 TEU/ano até 2025. Entre 2018 e 2023, a empresa já havia investido R$ 131 milhões em valores nominais (R$ 189 milhões em valores corrigidos) e planeja investir R$ 100 milhões ao longo de 2024.

O Tecon Vila do Conde é um terminal fluvial de contêineres e de carga geral e de projetos, com grande potencial de crescimento, impulsionado pelo agronegócio e mineração na exportação, e por equipamentos e máquinas na importação. Está estrategicamente localizado no Arco Norte, no delta do Rio Amazonas, em uma área com grande capilaridade hidroviária e próxima às principais rotas marítimas internacionais, com acesso a todos os continentes.

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