A ideia da Santos Brasil é transferir a área usada para armazenar contêineres vazios para uma área externa de 22 mil m², liberando espaço no terminal para receber mais contêineres. Foto: Divulgação/Santos Brasil
Região Norte
Tecon Vila do Conde amplia capacidade para mitigar impactos da seca na região
Terminal da Santos Brasil, que normalmente movimenta 8.500 TEU por mês, poderá operar com cerca de 11.000 TEU mensais
Com a previsão de mais um ano de seca severa na região do Amazonas, a operadora portuária Santos Brasil já se prepara para mitigar os impactos na logística regional, ampliando temporariamente em cerca de 30% a capacidade do seu terminal de contêineres de Vila do Conde, em Barcarena (PA), no delta do rio Amazonas.
A estratégia da empresa para enfrentar esse cenário difícil inclui transferir a área tradicionalmente usada para armazenar e manter contêineres vazios para uma área externa de 22 mil m², liberando espaço no terminal para receber mais contêineres. Com isso, o terminal, que normalmente movimenta 8.500 TEU por mês, poderá operar com cerca de 11.000 TEU mensais.
Durante a seca histórica do ano passado, o Tecon Vila do Conde desempenhou um papel crucial na logística da região, servindo como ponto de parada para navios de cabotagem e longo curso que não conseguiram seguir para Manaus e precisaram transferir contêineres em Barcarena. As cargas descarregadas eram então transportadas por barcaças, que, por terem fundo chato, enfrentam menos restrições de navegação, e seguiam para Manaus. No retorno, a mesma operação era realizada.
Entre setembro de 2023 e janeiro de 2024, o terminal movimentou 65.000 TEU, um aumento de 110% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Desse total, 28.000 TEU foram de transbordo de cargas de/para Manaus devido às condições climáticas.
Com as adaptações realizadas para enfrentar este cenário, o terminal está preparado para receber o volume excedente de forma mais segura e eficiente, contribuindo para mitigar os impactos na logística da região, que depende fortemente do rio Amazonas para o abastecimento da população e para a manutenção das atividades da zona franca de Manaus.
A inclusão de Vila do Conde nessa nova estratégia logística para enfrentar as mudanças climáticas na região Norte só foi possível graças aos investimentos significativos que a Santos Brasil tem feito na expansão e modernização de seu terminal no Pará, antecipando a demanda futura dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento regional. Segundo Bruno Stupello, diretor de operações portuárias da Santos Brasil, a empresa se preparou para oferecer ainda mais suporte aos seus clientes no Pará e na rota para Manaus neste ano.
Em 2022, a Santos Brasil aprovou um novo ciclo de investimentos no terminal, no valor de R$ 120 milhões, destinados a obras de expansão e compra de novos equipamentos, com o objetivo de aumentar a capacidade para 300.000 TEU/ano até 2025. Entre 2018 e 2023, a empresa já havia investido R$ 131 milhões em valores nominais (R$ 189 milhões em valores corrigidos) e planeja investir R$ 100 milhões ao longo de 2024.
O Tecon Vila do Conde é um terminal fluvial de contêineres e de carga geral e de projetos, com grande potencial de crescimento, impulsionado pelo agronegócio e mineração na exportação, e por equipamentos e máquinas na importação. Está estrategicamente localizado no Arco Norte, no delta do Rio Amazonas, em uma área com grande capilaridade hidroviária e próxima às principais rotas marítimas internacionais, com acesso a todos os continentes.