O prêmio homenageou operadoras, contratadas, arrendatárias, fornecedores e terceirizadas que contribuíram para o fortalecimento das práticas de governança corporativa através da cultura de conformidade e integridade. Foto: Divulgação/EMAP
Região Nordeste
Porto do Itaqui lança prêmio de compliance
O prêmio reconhece iniciativas de boas práticas implementadas por empresas que atuam no cais maranhense
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) lançou o 1º Prêmio Porto do Itaqui de Destaque Compliance, em sua sede. A iniciativa visa reconhecer as empresas atuantes na área da Poligonal do porto que se destacaram na implementação de programas de Compliance – conjunto de políticas internas e externas, boas práticas e regras em conformidade com as normas legais. O encontro ocorreu na quarta-feira, dia 14.
O prêmio homenageou operadoras, contratadas, arrendatárias, fornecedores e terceirizadas que contribuíram para o fortalecimento das práticas de governança corporativa através da cultura de conformidade e integridade.
Todas as pessoas jurídicas de direito privado que desenvolveram atividades com a EMAP nos anos de 2023 e 2024, e que possuíam programas de Compliance desenvolvidos, participaram da premiação. A iniciativa foi aberta a empresas de todos os portes.
Os vencedores receberam uma placa de reconhecimento e um certificado de destaque Compliance, conforme a sua classificação. A gerente de compliance do Porto do Itaqui, Teresa Nina, falou sobre a importância do prêmio. “Uma iniciativa pensada para reconhecer e destacar as empresas que buscam o trabalho de excelência do compliance como grandes parceiras do Porto do Itaqui”, disse.
Na cerimônia, Hadrya Lopes, representante da COPI, vencedora na categoria Operador Portuário, celebrou a conquista da empresa. “A COPI está muito feliz com o recebimento desse prêmio, isso é um reconhecimento de trabalho de toda uma equipe que só foi possível graças ao alto nível da nossa gestão, dos nossos gerentes e líderes, e de todos os colaboradores que compraram a ideia do compliance”, ressaltou.
Os vencedores em cada categoria foram:
* Arrendatária Grande Porte: SAAM Towage S/A;
* Contratadas Grande Porte: MAxtec Serviços Gerais e Manutenção Industrial LTDA;
* Contratadas Pequeno Porte: Klaus Makella;
* Contratadas Microempresa: Smart SEA Maritime;
* Operador Portuário: COPI Operações Integradas.