Durante a visita técnica, os representantes do Porto de Suape tiveram a oportunidade de conhecer o complexo portuário santista por meio de um passeio embarcado pelo estuário. Foto: Divulgação/APS
Região Sudeste
Executivos de Suape visitam Porto de Santos
Representantes do complexo pernambucano conheceram o Plano de Ajuda Mútua coordenado pela Autoridade Portuária santista
Representantes do Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco, visitaram o Porto de Santos nos dias 29 e 30 de agosto. O objetivo da visita foi conhecer o Plano de Ajuda Mútua do Porto de Santos (PAM), que é coordenado pela Autoridade Portuária de Santos (APS).
Entre os participantes estavam Janaína Silva de Barros, coordenadora de Segurança e Emergência do Porto de Suape; Rafaela Albuquerque de Miranda, gerente do Território Industrial; e João Alexandre de Sousa Neto, coordenador de Informação Territorial.
O presidente do Porto de Suape, Márcio Guiot, explicou que o Porto de Santos foi escolhido para a visita por ser “um modelo que se assemelha ao desejado em Suape, sendo assim, uma oportunidade singular para troca de experiências”.
Na APS, o grupo foi recebido pelo superintendente do gabinete da presidência, André Bonini, que representou a diretoria. O coordenador Evandro Lourenço, técnico de segurança do trabalho na APS, acompanhou a visita em nome do PAM. A recepção também contou com a presença de Ernesto Henriques, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da APS; Natália Simonetti, coordenadora administrativa do PAM de Santos; e Rogers de Oliveira Germano, coordenador de Comunicação Operacional e da Brigada de Emergência da Guarda Portuária.
Durante a visita técnica, o grupo assistiu a uma apresentação na APS sobre as atividades e ações realizadas pelo PAM do Porto de Santos, incluindo treinamentos, simulados, reuniões e a forma de interação com os terminais em situações de emergência.
Além disso, a comitiva teve a oportunidade de conhecer o Porto de Santos por meio de um passeio embarcado pelo estuário, acompanhada por Marcos Sabino, assessor da diretoria de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da APS, e Jorge Valias de Souza, da Superintendência de Relações Educacionais e Culturais.