Em Itápolis, o pórtico foi instalado no km 179 da SP-333. Já na praça de pedágio de Jaboticabal, no km 110 da mesma rodovia, o sistema deve ser implementado ainda este ano (Foto: Divulgação/EcoNoroeste)
Região Sudeste
Primeiro pórtico free flow de São Paulo começa a operar
Praças de Itápolis e Jaboticabal serão as primeiras a receber a nova tecnologia de pedágio eletrônico
O Governo de São Paulo deu início à operação do sistema free flow no estado. Desde quarta-feira (4), a praça de pedágio de Itápolis, localizada na Rodovia Carlos Tonani, Nemésio Cadetti e Laurentino Mascari (SP-333), passou a funcionar com essa nova tecnologia, substituindo o modelo de pedágio tradicional.
Essa iniciativa faz parte do Programa Siga Fácil SP, que visa implementar o free flow, um sistema automático de cobrança de tarifas por meio de pórticos, nas rodovias estaduais concedidas à iniciativa privada. O primeiro pórtico instalado recebeu um investimento de R$ 17,5 milhões.
A implementação do sistema é resultado de um contrato firmado entre a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o Governo do Estado e a concessionária EcoNoroeste, que administra o trecho da rodovia. Em Itápolis, o pórtico foi instalado no km 179. Já na praça de pedágio de Jaboticabal, no km 110 da mesma rodovia, o sistema deve ser implementado ainda este ano.
Segundo a Artesp, o novo sistema trará mais agilidade e fluidez ao tráfego nas rodovias paulistas. Até 2030, todas as praças de pedágio sob concessão da EcoNoroeste serão gradualmente substituídas por pórticos de cobrança automática.
Esses pórticos, que substituirão as praças de pedágio convencionais, contam com tecnologia avançada para leitura e identificação dos veículos. O sistema inclui câmeras, antenas e sensores, permitindo que os motoristas continuem sua viagem sem precisar parar ou reduzir a velocidade.
O free flow é uma solução inovadora que visa melhorar a experiência dos usuários nas rodovias, proporcionando maior fluidez, segurança e comodidade. Além de otimizar o tempo de viagem ao eliminar as paradas, o sistema também tem um impacto positivo no meio ambiente.
Com a eliminação das paradas e da redução de velocidade nos pedágios, há uma diminuição nas emissões de poluentes, pois menos combustível é consumido, reduzindo a liberação de gases na atmosfera. Para os veículos que possuem adesivos (tag) instalados, o valor da tarifa é debitado automaticamente, sem a necessidade de interação do motorista.
Além de garantir mais rapidez e conforto nas viagens, os usuários que optarem pelo pagamento via tag receberão um desconto de 5% na tarifa, além de poderem usufruir do Desconto de Usuário Frequente (DUF), que é exclusivo para carros.