sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O Mapa de Risco da Defesa Civil, utilizado no monitoramento, indica a possibilidade de queimadas em todo o estado de São Paulo (Foto: Divulgação/Governo de SP)

Região Sudeste

São Paulo prorroga alerta de risco elevado para incêndios

9 de setembro de 2024 às 7:57
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Segundo a Defesa Civil, regiões Norte, Noroeste e Oeste permanecerão com clima seco e sem previsão de chuvas nos próximos dias

O Governo de São Paulo estendeu até terça-feira (10) o alerta de risco elevado para incêndios em todo o estado. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil estadual, as regiões Norte, Noroeste e Oeste permanecerão com clima seco e sem previsão de chuvas nos próximos dias.

As temperaturas continuarão a subir, enquanto a umidade relativa do ar tende a cair, atingindo níveis críticos, abaixo de 35%. Isso resultará em uma sensação de calor intenso e abafado. O Mapa de Risco da Defesa Civil, utilizado no monitoramento, indica a possibilidade de queimadas em todo o estado de São Paulo.

O Governo Estadual mantém um gabinete de crise responsável por monitorar os incêndios e coordenar ações de prevenção e combate ao fogo. Na quinta-feira (5), foram liberados R$ 5,9 milhões para contratar serviços de monitoramento e combate a incêndios florestais com o uso de aeronaves, fundamentais para áreas de difícil acesso terrestre, como as unidades de conservação.

Com esses recursos, serão contratadas 120 horas de voo para monitoramento e 300 horas para combate aéreo, totalizando 420 horas. Além disso, o governo já conta com a contratação de 1.200 horas de voo pela Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, e 200 horas pela Defesa Civil, que poderão ser usadas em situações de queimadas.

Na região metropolitana de São Paulo, as temperaturas podem atingir 33ºC, e a umidade relativa do ar ficará abaixo de 35%. Em São José do Rio Preto e Araçatuba, a previsão é de temperaturas em torno de 38ºC e umidade abaixo de 15%. Já em Presidente Prudente e Marília, os termômetros podem marcar até 39ºC, com umidade relativa inferior a 15%.

Nas regiões de Campinas, Sorocaba, Araraquara e Bauru, as temperaturas podem alcançar 36ºC, com umidade abaixo de 20%, índice semelhante ao de Franca, Barretos e Ribeirão Preto.

Na região de Itapeva, a máxima prevista é de 36ºC e a umidade relativa abaixo de 25%. No Vale do Paraíba, a temperatura máxima será de 33ºC e a umidade relativa inferior a 30%. Na Serra da Mantiqueira, espera-se uma máxima de 27ºC e umidade em torno de 30%.

Diante desse cenário, recomenda-se tomar cuidados com a saúde, como manter-se hidratado, beber bastante água e se proteger do sol. A prática de atividades físicas ao ar livre deve ser evitada nos horários mais quentes, e é sugerido o uso de soro fisiológico para os olhos e nariz.

A Defesa Civil do Estado, em conjunto com as Defesas Civis Municipais, tem adotado medidas de prevenção, como vistorias em áreas suscetíveis a queimadas, construção de aceiros e intensificação das campanhas de conscientização com a população.

Compartilhe:
TAGS Governo de São Paulo Incêndios Queimada São Paulo