quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
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Opinião

Editorial

A ferrovia brasileira: um novo desafio para o poder público

A audiência pública realizada na última quarta-feira, dia 11, na Câmara dos Deputados, com a participação do secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, chamou a atenção para um momento crucial vivido pelo setor ferroviário brasileiro. Esse mercado vem enfrentando a concentração de suas operações. Nesse cenário, a promoção de uma maior concorrência torna-se fundamental para o desenvolvimento do País e para a melhoria da logística nacional.

O reconhecimento do Governo Federal de que o monopólio no setor ferroviário é uma falha de mercado representa um avanço significativo. A implementação de políticas públicas que visam mitigar essa disfunção e estimular a competição é essencial para garantir a eficiência do sistema, reduzir os custos de transporte e ampliar o acesso à infraestrutura ferroviária.

As iniciativas apresentadas pelo Ministério dos Transportes demonstram um compromisso com a modernização do setor. A renovação antecipada de concessões, a criação de políticas de interoperabilidade e a otimização de contratos são medidas que visam aumentar a atratividade desse mercado para novos investimentos e promover a concorrência entre as empresas.

A formação de um banco de projetos é outra medida importante, pois permitirá que potenciais investidores tenham acesso a informações detalhadas sobre as oportunidades de negócio no setor ferroviário. Ao demonstrar a viabilidade econômica e ambiental dos projetos, o Governo poderá atrair investimentos privados e acelerar o desenvolvimento da infraestrutura ferroviária brasileira.

A combinação de investimentos públicos e privados é estratégica para a expansão do setor ferroviário. O Governo deve continuar investindo em estudos de viabilidade e em projetos de infraestrutura, enquanto a iniciativa privada deve ser incentivada a participar dos investimentos e da operação das ferrovias.

A modernização do setor ferroviário trará inúmeros benefícios para o País. A redução dos custos de transporte contribuirá para a competitividade da indústria brasileira e para a redução da inflação. A ampliação da capacidade de transporte permitirá o escoamento da produção agrícola e mineral de forma mais eficiente, contribuindo para o desenvolvimento regional e para a segurança alimentar. Além disso, a expansão da malha ferroviária contribuirá para a redução das emissões de gases de efeito estufa, pois este é um modal mais sustentável do que o rodoviário. Ao investir em ferrovias, o Brasil estará contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável.

Em suma, a discussão sobre o futuro do setor ferroviário brasileiro é essencial para o desenvolvimento do País. As medidas anunciadas pelo Governo Federal demonstram um compromisso com a modernização do setor e com a promoção da concorrência. É fundamental que o Congresso Nacional aprove as propostas apresentadas pelo Governo e que a sociedade civil participe ativamente desse debate, cobrando dos seus representantes a implementação de políticas públicas que beneficiem a todos.

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