sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Marcelo Neri, presidente da Fenamar, discursa durante a festa realizada no Clube Naval, em Brasília: ele ressaltou a importância dos agentes marítimos no funcionamento dos portos (Foto: Divulgação)

Nacional

35 anos de Fenamar: federação celebra legado no setor marítimo e lança livro

Atualizado em: 14 de setembro de 2024 às 8:49
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

Evento em Brasília comemora trajetória da entidade e reforça compromisso com o desenvolvimento portuário e marítimo do Brasil

A Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar) comemorou seus 35 anos na quarta-feira (11), em uma cerimônia realizada no Clube Naval de Brasília (DF). No evento, foi lançado o livro Fenamar – Desafios e Conquistas do Agenciamento Marítimo Brasileiro, escrito pelo historiador Sérgio Williams.

A obra é uma importante referência sobre a história e os desafios enfrentados pela entidade ao longo de sua trajetória no setor marítimo. Atualmente, a Fenamar é composta por 15 sindicatos afiliados e 500 empresas associadas, que empregam mais de 11 mil profissionais em todo o Brasil. Em novembro, está prevista a manifestação do 16º sindicato no estado de Sergipe.

Fundada em 7 de setembro de 1989, a Fenamar tem sido um ator-chave na logística marítima e portuária do Brasil, desempenhando um papel essencial de defender os interesses do setor e promover a interlocução com o poder público.

A federação se destacou ao longo dos anos pela adoção de tecnologias avançadas, incluindo sistemas de gerenciamento de tráfego marítimo e automação, o que resultou na redução do tempo de espera e no aumento da capacidade de atendimento às embarcações nos portos brasileiros.

Marcelo Neri, presidente da Fenamar, ressaltou a importância dos agentes marítimos no funcionamento dos portos. “Esse marco de 35 anos reflete o poder da união e da representatividade de classe, além de nossa luta por melhores condições para os profissionais da categoria”, disse Neri.

A Fenamar tem cultivado parcerias estratégicas com o Governo Federal e a Base Industrial de Defesa. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, enviou uma mensagem em homenagem à celebração.

“Quero cada vez mais me colocar à disposição para avançarmos na agenda de desenvolvimento, na agenda de crédito e na reorganização do Fundo da Marinha Mercante. Sabemos que é necessário aumentar a confiança nas operações de crédito no Brasil, permitindo que o setor de navegação cresça, gerando oportunidades de trabalho para toda a população brasileira”, destacou o ministro.

“O Brasil possui uma rica história e cultura no setor, e precisamos acelerar os investimentos. Quero reafirmar meu compromisso com a agenda de desenvolvimento do país, ao lado do presidente Lula, e enviar um abraço a todos”, completou Costa Filho.

O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa, destacou o compromisso com a defesa dos interesses dos transportadores e a importância da cooperação entre entidades para fortalecer o setor. Ele mencionou que a CNT tem trabalhado para estimular o desenvolvimento das hidrovias brasileiras e a necessidade de enfrentar as deficiências estruturais que afetam o modal aquaviário.

“Estamos disponíveis para ouvir as suas demandas e entender as dificuldades na operação dos agentes marítimos, categoria indispensável para o funcionamento da cadeia logística brasileira”, afirmou Costa.

Compartilhe:
TAGS 35 anos FENAMAR