quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
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O Sudeste em perspectiva

Por Marcelo Sammarco
Presidente do Sudeste Export e sócio do Sammarco Advogados

 

Desde a criação dos eventos regionais no âmbito do Fórum Brasil Export, a região Sudeste tem se firmado como um epicentro estratégico para o debate e a transformação do setor portuário e de infraestrutura brasileiro. As quatro edições realizadas até o momento não só proporcionaram diálogos essenciais para o progresso regional, mas pavimentaram o caminho para mudanças estruturais que ecoam em toda a cadeia logística e de infraestrutura nacional.

O primeiro Sudeste Export, realizado em São Paulo em 2020, marcou o início de uma nova era para os portos da região. Naquele momento, a iminente concessão dos Portos de Vitória e Barra do Riacho, bem como a possível desestatização da Autoridade Portuária de Santos (APS), ocupavam o centro das atenções. Apesar das severas restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o evento foi um sucesso inquestionável, reafirmando a relevância dos debates promovidos.

Em 2021, o Sudeste Export encontrou no Rio de Janeiro um ambiente propício para discutir as novas gestões que haviam assumido recentemente as diretorias de portos públicos, além de analisar os desdobramentos dos resultados obtidos até então. A troca de experiências permitiu o mapeamento preciso dos desafios que ainda precisavam ser enfrentados.

O Espírito Santo, em 2022, foi palco de um evento que coincidiu com um momento histórico: a conclusão da desestatização da Codesa e a concessão dos Portos de Vitória e Barra do Riacho. Oportunamente, o Sudeste Export esteve presente para debater os impactos dessa transição, oferecendo contribuições que certamente reverberaram neste importante processo.

Finalmente, em 2023, Belo Horizonte sediou o evento que expandiu o debate para além das fronteiras portuárias, focando na necessária integração entre os centros produtivos e os portos da região. Foi lá que o conceito de “corredores logísticos” ganhou ainda mais força, além de ter evidenciado a urgência de se ampliar a malha rodoviária e ferroviária para garantir uma conexão mais eficiente e sustentável entre portos e centros de produção.

Com o encerramento desse ciclo inicial, o Sudeste Export consolidou sua posição como um fórum imprescindível para o setor. Ao visitar todos os quatro estados da região, o evento não apenas fomentou discussões, mas também abriu caminho para importantes mudanças. 

Agora, ao retornar a São Paulo para o início de um novo ciclo, nos deparamos com um cenário muito diferente de 2020. Os desafios, que antes se concentravam na desestatização de alguns portos e concessões pontuais, hoje envolvem uma discussão muito mais ampla. As edições passadas amadureceram o debate, levando à consolidação da inegável premissa de que o porto, por si só, não é um fim. Ele é parte de um complexo sistema que inclui as necessidades da carga, a eficiência dos corredores logísticos e dos acessos aos portos, o avanço tecnológico, a transformação do perfil do trabalhador portuário, a transição energética e, talvez mais urgente de todos, os desafios climáticos e a sustentabilidade ambiental das operações logísticas e portuárias.

Não por acaso, a edição deste ano acontecerá na Associação Comercial de São Paulo em claro aceno em favor da aproximação entre os representantes do comércio e do setor produtivo, os players do segmento de infraestrutura e as autoridades públicas.

 Nos debates deste ano, há clara atenção ao significativo crescimento de demanda nos portos da região, cabendo mencionar os números atingidos pelos portos públicos em 2023 com destaque para o Porto de Santos que movimentou 173 milhões de toneladas (crescimento de 5% em relação ao ano anterior), Vitória e Barra do Riacho que movimentou mais de 7 milhões de toneladas no mesmo período e São Sebastião com cerca de 1 milhões de toneladas movimentadas (aumento de 12% em relação ao ano anterior), além do notável aumento de volume nos terminais de uso privado, o avanço das operações multipropósito e a importante retomada da indústria de óleo e gás, cujos fatores impõe maior pressão sobre os corredores logísticos e estruturas de acessos aos portos da região. Esse tema será objeto de debate em painel específico com as presenças de representantes de concessionários de rodovias e gestores de portos públicos.

Na mesma linha, a oferta de capacidade em armazenagem e movimentação de cargas nos portos do sudeste, o papel da logística e dos terminais portuários no escoamento de produções agrícolas serão objeto de debates com a participação de representantes da agroindústria e de terminais portuários. 

A descarbonização no setor de transportes será também explorada na pauta do evento com a participação especial de Larissa Amorim, Diretora de Sustentabilidade da Secretaria Executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, e de Lucas Asfor, Diretor da ANTT, que debaterão com players do segmento. 

Merece também destaque o espaço dedicado às oportunidades na indústria de óleo e gás, que tem grande presença na região e que se encontra em franca retomada. O painel sobre o tema terá a participação de Natália Resende, Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo. 

Finalmente, cabe destacar a presença confirmada do Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, na abertura do evento. Além disso, as palestras especiais de Jorge Lima, Secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, que falará sobre a união de esforços entre o setor público e a iniciativa privada pelo avanço do segmento de infraestrutura, e de Flávia Takafashi, Diretora da ANTAQ, que irá discorrer sobre a agenda regulatória 2025-2028 da agência. 

Este breve resumo sobre o programa proposto para edição 2024, criteriosamente construído pelos  Conselheiros do Sudeste Export (e aqui o agradecimento especial a todos os conselheiros pelas excelentes contribuições) aponta para a expectativa de um grande evento, com debates de altíssimo nível.

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