O Porto Itapoá (SC) anunciou o executivo Ricardo Arten como o seu novo CEO. Ele assume o lugar de Cássio José Schreiner, que iniciou suas atividades no terminal em 2013 como CFO (Chief Financial Officer) e, desde 2017, seguia à frente do empreendimento como presidente. Foto: Malagueta/Divulgação
Região Sul
Ricardo Arten é o novo CEO do Porto Itapoá
Ele assume o lugar de Cássio José Schreiner, que era o presidente do complexo desde 2017
O Porto Itapoá (SC) anunciou o executivo Ricardo Arten como o seu novo CEO. Ele assume o lugar de Cássio José Schreiner, que iniciou suas atividades no terminal em 2013 como CFO (Chief Financial Officer) e, desde 2017, seguia à frente do empreendimento como presidente. A informação foi divulgada via comunicado pelo Conselho de Administração do complexo, nesta quinta-feira (19).
Cássio permanecerá no Porto Itapoá até dezembro de 2024, conduzindo a transição ao novo CEO – Ricardo Arten, o qual passa a responder oficialmente pela empresa a partir desta data. Ricardo possui mais de 25 anos no setor portuário e já liderou grandes empreendimentos portuários no País nas cidades de Santos, Itajaí e Rio de Janeiro. É graduado em Engenharia Naval e Administração de Empresas, com MBA Executivo Empresarial.
O comunicado também traz a trajetória de Cássio, os feitos e os desafios que passa para as mãos de Arten. Segundo as informações, em 2013 Cássio tinha o desafio de desenvolver melhorias na estrutura de capital da empresa, com o objetivo de dar suporte ao início das fases de expansão do terminal, as quais demandaram ao longo desses anos investimentos superiores a R$ 2 bilhões.
Em 2017, quando assumiu a presidência do porto, os desafios consistiam em entregar as obras de expansão, ampliar a participação do mercado e rentabilizar o terminal frente a crescente concorrência do mercado, que neste ano deve se consolidar entre os quatro maiores portos do país em movimentação de contêineres, ultrapassando a marca de 1,2 milhão de TEUs, sendo o Terminal com uma das maiores áreas e capacidade física dentre os terminais portuários brasileiros.
“Na gestão de Cássio, o Porto Itapoá obteve num curto espaço de tempo, o reconhecimento dos clientes como o porto com o mais alto nível de satisfação do mercado e se tornou referência em sustentabilidade, inovação, eficiência e gestão de pessoas, além de uma performance econômica e financeira invejável”, diz um trecho da nota.
“O Porto Itapoá, através de seu Conselho de Administração, agradece de forma muito especial a contribuição significativa que Cássio empenhou para o sucesso da nossa organização e do município de Itapoá. Ao mesmo tempo, conta com um excelente início de história no Porto Itapoá para Ricardo Arten, com muitas conquistas e realizações”, conclui o texto.