Anderson Pomini e Beatriz Calzada Ojeda, presidente da Autoridade Portuária de Las Palmas. Ela informou que com a crise de segurança no Mar Vermelho, a movimentação de Las Palmas cresceu 40% e há expectativa de que Las Palmas seja incluído em novas rotas de navegação para navios vindos do Brasil. Foto: Divulgação/APS
Porto de Santos
Autoridades de Santos e Las Palmas farão convênios entre os dois portos
Porto espanhol fica nas Ilhas Canárias, uma Zona Franca, conectada a 510 portos em 135 países
A Autoridade Portuária de Santos (APS) recebeu, nesta quinta-feira (26), na sua sede, comitiva da Autoridade Portuária de Las Palmas, importante e estratégico porto situado nas Ilhas Canárias, Espanha. O presidente da APS, Anderson Pomini, e Beatriz Calzada Ojeda, presidente da Autoridade Portuária de Las Palmas, autorizaram estudos para a celebração de convênios e parcerias entre os dois portos.
Las Palmas é o maior porto multipropósito do Atlântico médio e da Espanha, tem um calado que varia de 30 a 50 metros, fica próximo à costa do Marrocos e distante 2 mil quilômetros da península Ibérica. É porta de entrada para a Europa e a África. A presidente Beatriz Ojeda informou que, com a crise de segurança no Mar Vermelho, a movimentação de Las Palmas cresceu 40%.
Beatriz Ojeda informou também que há expectativa de que Las Palmas seja incluído em novas rotas de navegação para navios vindos do Brasil, por ser um trajeto mais curto, o que reduz a emissão de carbono. Há ainda a vantagem de Las Palmas ter tradição no envio de cargas para a África, principalmente de alimentos e doações humanitárias. Afirmou que há uma média de 30% de perda das cargas relacionadas a doações quando o transporte não é realizado por especialistas em atender o continente africano.
A comitiva de Las Palmas sinalizou ainda com as vantagens de empresas brasileiras que pretendam se instalar no arquipélago, formado por oito ilhas e que tem dois milhões de habitantes.
O crescimento do mercado consumidor na África tem atraído empresas de vários países às Canárias. Os impostos cobrados na Europa continental estão em cerca de 25% e, nas Canárias, considerada Zona Franca, são da ordem de 4%. O Porto de Las Palmas recebe três milhões de passageiros de cruzeiros por ano. Mas, considerando todas as ilhas do arquipélago, as Canárias somam 18 milhões de visitantes/ano.
A Autoridade Portuária de Las Palmas é responsável por cinco portos e duas marinas na Ilha de Grande Canárias. Dentre as principais cargas movimentadas estão combustíveis, frutas e pescados. Las Palmas movimenta 1,2 milhões de TEUS/ano e atende 510 portos em 135 países. Dispõe também de importante infraestrutura para reparos navios, com estaleiros que servem a indústria petroleira e outros segmentos do setor.
O presidente Anderson Pomini fez uma explanação sobre os planos de investimento e expansão do Porto de Santos, abordando também os projetos de descarbonização e das parcerias já encaminhadas entre Santos e os portos de Barcelona, Valência e Algecira, na Espanha continental.
Houve troca de brindes e placas entre os dois portos. O encontro foi prestigiado pelos diretores de Administração e Finanças, Júlio Cezar Alves de Oliveira; de Operações, Beto Mendes e de Desenvolvimento de Negócios e Regulação, Gustavo Pereira.
Integram a comitiva de Las Palmas, que também conheceu o Porto de Santos em visita embarcada pelo canal de navegação, o diretor Francisco Javier Trujillo Ramírez; a chefe de Gabinete, Angélica Muñoz Redondo; Luis Padilla Macabeo, diretor de Relações com a África; Bernardino Santana Rivero, conselheiro de Boluda e Suárez e Alexandre Bolson, advogado brasileiro/espanhol, assessor de Las Palmas para Assuntos com o Brasil.