sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Os visitantes chineses ficaram impressionados com a infraestrutura do Porto de Santos, os sistemas de controle e os números de exportação (Foto: Divulgação)

Região Sudeste

Comitiva chinesa visita Porto de Santos e avalia exportação de grãos

Atualizado em: 30 de setembro de 2024 às 3:49
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Liderada pelo vice-ministro Zhao Zenglian, delegação elogia infraestrutura e discute expansão do comércio agrícola com o Brasil

Representantes da Administração Geral de Alfândega da China (GACC) visitaram o Porto de Santos (SP) na última quinta-feira (26). Lá, participaram de reuniões com a Autoridade Portuária e conheceram um dos terminais de exportação de grãos. A comitiva, liderada pelo vice-ministro chinês Zhao Zenglian, foi recebida por Carlos Goulart, secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e por Augusto Billi, diretor do Departamento de Negociações Não-Tarifárias e de Sustentabilidade da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, além de outros dirigentes da pasta.

Os visitantes chineses ficaram impressionados com a infraestrutura do Porto de Santos, os sistemas de controle e os números de exportação. Durante a visita, a delegação observou de perto os processos de controle e amostragem de grãos, conduzidos pelos auditores fiscais agropecuários que atuam no porto.

A China é o principal parceiro comercial do Brasil no setor agrícola, representando 33,91% das exportações brasileiras. Nos primeiros oito meses de 2024, o Brasil exportou cerca de US$ 38 bilhões em produtos agrícolas para o mercado chinês, com 68% desse valor vindo do complexo da soja.

Dois dias antes, em Brasília, o Mapa e a comitiva chinesa discutiram estratégias para expandir o comércio agropecuário entre os países. As conversas focaram na revisão e atualização de protocolos sanitários e fitossanitários, com o objetivo de fortalecer ainda mais a já sólida parceria entre Brasil e China.

Compartilhe:
TAGS Comitiva Chinesa exportação grãos PORTO DE SANTOS