sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Com 59 metros de comprimento e 60 de envergadura, o modelo KC-30 da FAB é projetado para missões de reabastecimento em voo, transporte logístico e ajuda humanitária (Foto: Divulgação/FAB)

Nacional

Avião da FAB inicia resgate de brasileiros do Líbano em zona de conflito  

3 de outubro de 2024 às 6:51
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

Operação é parte da resposta humanitária do Brasil à crise no Oriente Médio, com voos adicionais previstos conforme a situação evolui

O Governo Federal enviou na quarta-feira (2) um avião KC-30 da Força Aérea Brasileira  (FAB) para o Líbano, a fim de repatriar brasileiros da zona de conflito. A aeronave partiu do Rio de Janeiro com destino a Beirute e pode trazer até 240 pessoas.

A operação foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e conta com a participação de uma equipe de saúde composta por médico, enfermeiro e psicólogo, que estarão disponíveis para prestar assistência durante a missão.

A decisão de realizar a repatriação ocorre em um contexto de intensificação dos conflitos na região, onde os bombardeios israelenses resultaram na morte de dois adolescentes brasileiros.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a embaixada do Brasil no Líbano tem mantido comunicação constante com a comunidade brasileira local, que conta com aproximadamente 21 mil cidadãos.

“A Embaixada no Líbano está tomando as providências necessárias para viabilizar a operação, em contato permanente com a comunidade brasileira e em estreita coordenação com as autoridades locais”, disse o órgão em nota oficial.

Além da missão de repatriação, o Governo Brasileiro informou que está planejando voos adicionais, cujas datas serão definidas com base na análise das condições de segurança.

O KC-30, uma versão adaptada do Airbus A330-200, é a maior aeronave operada pela FAB. Com 59 metros de comprimento e 60 de envergadura, o modelo é projetado para missões de reabastecimento em voo, transporte logístico e ajuda humanitária.

Desde o início da crise no Oriente Médio, em outubro de 2023, a aeronave já foi empregada em várias missões humanitárias de resgate, incluindo a repatriação de brasileiros de Israel. A FAB também utilizou o KC-30 em emergências médicas e o transporte de donativos para o Rio Grande do Sul, devido à catástrofe provocada pelas fortes chuvas em 2024.

Conflito

Os ataques aéreos israelenses em várias regiões do Líbano provocaram mais de mil mortes desde 17 de setembro. Essas operações, focadas em alvos militantes, fazem parte de um conflito que se estende dos territórios palestinos de Gaza e Cisjordânia a grupos apoiados pelo Irã no Iêmen e no Iraque.

Compartilhe:
TAGS FAB governo brasileiro Líbano resgate