segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Portuários devem ficar 12 horas paralisados no maior Porto do País

Porto de Santos

Eleição em Santos: o que propõem os candidatos para o futuro do porto

5 de outubro de 2024 às 7:44
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Investimentos em infraestrutura viária, projetos para o túnel Santos-Guarujá e o fortalecimento da economia portuária estão entre os principais pontos

O BE News divulga nesta edição as propostas para o setor de infraestrutura e logística dos candidatos mais bem colocados, segundo institutos de pesquisa, na corrida eleitoral pela Prefeitura de Santos (SP), que abriga o principal complexo portuário do país.

Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Badra, divulgada em 1° de outubro, o atual prefeito e candidato a reeleição, Rogério Santos (Republicanos), tem 53,1%. A deputada federal Rosana Valle (PL) está com 35,4%. A ex-prefeita e vereadora Telma de Souza (PT) aparece em terceiro com 10,7%. De acordo com o instituto, a margem de erro foi de 2,5 pontos percentuais.

Rogério Santos (Republicanos). Foto: Reprodução/Instagram

Rogério Santos destacou que, em um futuro mandato, vai promover gestões em parcerias com os governos federal e estadual para garantir melhores condições de tráfego dentro da área municipal, bem como fortalecer a relação porto-cidade.

“Vamos garantir a construção do novo viaduto da Alemoa e fortalecer a integração porto-cidade por meio de acordos com o Governo Federal e Estadual, dentro da competência de cada ente”, disse.

O candidato pontuou os impactos das atividades portuárias, citando exemplo da circulação de veículos de carga no perímetro urbano.

“Dentro das alternativas que formulo estão soluções viárias como a construção do túnel ligando as zonas Leste à Noroeste da Cidade; o impulso ao turismo com a complementação do Parque Valongo e a mudança de endereço do Terminal de Cruzeiros para o Valongo. Esse amplo diálogo com os governos também compreende o apoio do município à implantação do túnel Santos-Guarujá”, explicou.

“Proponho atuar em parceria para a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) na Área Continental e também quero criar a Regional do Distrito Porto-Industrial da Alemoa e revitalizar o bairro da Alemoa Industrial, com melhorias no sistema viário e iluminação pública”, finalizou.

Rosana Valle (PL). Foto: Reprodução/Instagram

Rosana Valle afirmou que vai indicar um profissional técnico, com experiência dentro do setor, para assumir a Secretaria de Assuntos Portuários. Dentre as suas prioridades, caso seja eleita, tem a ver com os prazos referentes ao projeto do túnel Santos-Guarujá.

“Uma das prioridades será assegurar que o túnel Santos-Guarujá tenha seus prazos cumpridos. Além disso, os recursos obtidos por meio dos Termos de Compensação (Trimmcs) serão destinados de forma mais eficiente para projetos de infraestrutura, focando na área retroportuária, o que beneficiará tanto a operação portuária quanto o trânsito na cidade”, respondeu.

A candidata destacou a iniciativa do Porto Indústria em Santos. “Apostamos também no desenvolvimento de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) e do conceito de Porto Indústria, fortalecendo a diversificação econômica da cidade e criando um hub industrial-logístico capaz de gerar mais empregos e riqueza para a região”.

Entre melhorias e propostas para melhorar a relação porto-cidade, Rosana Valle afirmou que adotará de uma estratégia de desenvolvimento urbano sustentável.

“Vamos priorizar o combate à poluição, promovendo a adoção de tecnologias que minimizem emissões e reduzam o tráfego pesado nas áreas urbanas, através da criação de acessos viários modernos”, disse.

Revisão do PDZ

Telma de Souza (PT). Foto: Reprodução/Instagram

Telma de Souza afirmou que vai propor um projeto sustentável para a ZPE de Santos e vai pedir a revisão do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ).

“Pretendo negociar com o Governo Lula a revisão do PDZ do Porto de Santos, considerado por especialistas como prejudicial à população e ao setor como um todo, por prever a instalação de terminais poluentes e de alto risco próximos a áreas urbanas”, afirmou.

Para melhorar a relação porto-cidade, a candidata propõe diversos temas como melhorias da parte erudida da praia de Santos, a partir do trecho do Canal 4 com a Ponta da Praia, a criação de programas que instituem a relação além de temas voltados ao meio ambiente.

“Instituir o Programa Santos Cidade Portuária, investindo na integração com currículo escolar creio que terá reflexos significativos na forma como a própria população se relaciona com o porto. Nesse sentido, ampliar fortemente parcerias com a para incluir o Museu do Porto entre os espaços culturais abertos, além de possibilitar a exposição de equipamentos antigos em área urbana, como jardim da praia e praças”, comentou.

Para ampliar a oferta de empregos, Telma diz que vai apoiar a expansão sustentável do porto.

Paranaguá

O segundo maior porto público do país em movimentação de cargas está no litoral do Paraná: o Porto de Paranaguá. De acordo com pesquisa do mês passado, pelo instituto IRG Pesquisa, encomendada pela TVCI, os candidatos melhores colocados para a Prefeitura de Paranaguá são: Adriano Ramos (Republicanos) com 52,5% e André Pioli (PSD) com 26,5%.

O BE News procurou as equipes de ambos os candidatos, mas não teve resposta dentro do prazo estipulado pela reportagem sobre as propostas e planos de governo voltados para a atividade portuária da cidade.

Compartilhe:
TAGS eleições municipais PORTO DE SANTOS Santos