sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Brasileiros vindos do Líbano desembarcaram na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Nacional

Primeiro grupo de brasileiros repatriados do Líbano desembarca em SP

Atualizado em: 7 de outubro de 2024 às 4:15
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Aeronave da FAB já decolou para resgatar mais cidadãos do país, que vem sendo atacado por forças de Israel

Chegou ao Brasil na manhã de domingo (6) o primeiro grupo de brasileiros vindo do Líbano. A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, com 229 pessoas e três pets a bordo. À tarde, o avião já decolou para o segundo voo de repatriação de brasileiros no país, que vem sendo atacado por forças de Israel.

A aeronave seguiu para Beirute, capital do Líbano, doações do governo brasileiro, incluindo 20 mil seringas com agulhas e 4 mil agulhas individuais para auxiliar em questões de saúde. A rota prevê uma parada em Lisboa, Portugal, antes de chegar ao seu destino final.

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, explicou que a Operação Raízes do Cedro continuará com voos semanais para repatriar cerca de 500 brasileiros por semana. O próximo grupo de repatriados está previsto para chegar ao Brasil na terça-feira (8), por volta das 10h.

Estima-se que 20 mil brasileiros vivam no Líbano, dos quais cerca de 3 mil já manifestaram desejo de deixar o país devido ao aumento dos ataques militares israelenses, conforme informações do Ministério das Relações Exteriores.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve presente na Base Aérea de São Paulo para recepcionar os 229 brasileiros. Após o desembarque, Lula fez um breve discurso criticando a postura de Israel, que está matando “inocentes, mulheres e crianças, sem nenhum respeito pela vida humana”.

Ele ressaltou ainda o posicionamento pacífico do Brasil. “A gente não deseja guerra. A guerra só destrói. O que constrói é a paz”.

Compartilhe:
TAGS brasileiros Guarulhos Líbano resgate São Paulo