Brasileiros vindos do Líbano desembarcaram na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)
Nacional
Primeiro grupo de brasileiros repatriados do Líbano desembarca em SP
Aeronave da FAB já decolou para resgatar mais cidadãos do país, que vem sendo atacado por forças de Israel
Chegou ao Brasil na manhã de domingo (6) o primeiro grupo de brasileiros vindo do Líbano. A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, com 229 pessoas e três pets a bordo. À tarde, o avião já decolou para o segundo voo de repatriação de brasileiros no país, que vem sendo atacado por forças de Israel.
A aeronave seguiu para Beirute, capital do Líbano, doações do governo brasileiro, incluindo 20 mil seringas com agulhas e 4 mil agulhas individuais para auxiliar em questões de saúde. A rota prevê uma parada em Lisboa, Portugal, antes de chegar ao seu destino final.
O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, explicou que a Operação Raízes do Cedro continuará com voos semanais para repatriar cerca de 500 brasileiros por semana. O próximo grupo de repatriados está previsto para chegar ao Brasil na terça-feira (8), por volta das 10h.
Estima-se que 20 mil brasileiros vivam no Líbano, dos quais cerca de 3 mil já manifestaram desejo de deixar o país devido ao aumento dos ataques militares israelenses, conforme informações do Ministério das Relações Exteriores.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve presente na Base Aérea de São Paulo para recepcionar os 229 brasileiros. Após o desembarque, Lula fez um breve discurso criticando a postura de Israel, que está matando “inocentes, mulheres e crianças, sem nenhum respeito pela vida humana”.
Ele ressaltou ainda o posicionamento pacífico do Brasil. “A gente não deseja guerra. A guerra só destrói. O que constrói é a paz”.